Bolsa Família: Falta de ficha do SISVAN poderá prejudica os beneficiários de Iguatu

3250

O SISVAN permite o registro dos dados da população atendida na atenção básica, com destaque para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

O SISVAN está diretamente ligado ao Bolsa Família. Ele é responsável por monitorar os beneficiários do programa de complemento de renda. Duas vezes ao ano o SISVAN convoca crianças, mulheres em idade fértil e gestantes com idade até 45 anos para realizar os procedimentos a seguir:

Avaliação do estado nutricional;

Acompanhamento da vacinação de crianças menores de 7 anos;

Assistência ao período pré-natal de mulheres gestantes.

Os beneficiários inclusos nessas características são convocados para comparecer às unidades do SUS para fazer os exames. As famílias devem cumprir todos os chamados do SISVAN, pois a ausência pode causar o bloqueio dos benefícios.

È necessário ter equipamentos

Para realizar as ações de VAN é necessário ter equipamentos antropométricos adequados, como balanças, antropômetros e fita métrica; formulários do SISVAN Web impressos; acesso à internet para a digitação dos dados coletados no SISVAN e profissionais capacitados para realizar as avaliações antropométricas e do consumo alimentar. Além disso, é necessário que seja identificado um local apropriado para realizar a avaliação nutricional da população.

Denúncia

Segundo a denúncia de populares  em alguns postos de saúde, não tem a ficha do Sisvan. exemplo (Altiplano, Cocobó, Gadelha e Novo Iguatu). Vale ressalta que não são todos os postos de saúde.

 Alegação

De acordo com as informações, a Prefeitura de Iguatu, não disponibilizar as fichas, sobre a alegação que estão sendo confeccionadas.

Auto/Imagem: Rogério Ribeiro