Boicote a imprensa em Iguatu virou moda

1069

“Atentado à liberdade de informação e deselegância”

Tal prática em Iguatu esta virando moda nos últimos dias. Ontem mais um episódio, em trânsito o governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT) e sua comitiva, pousaram no solo iguatuense ás 18h10min, com destino Acopiara, onde embarcou no helicóptero, EC 145 de prefixo PR-GCG, de acordo com os comandantes da aeronave, Major/PM Ronaldo Pires e Major/PM Hélio de Assis, o percurso é de dez minutos.

 

Desde as 17h, A imprensa local através do: site RRinterativo, a Rádio Jornal AM e o repórter Alex Santana aguardava o governador. A imprensa que foram provavelmente tinha já consciência da importância da comunicação do governador Camilo Santana para os iguatuenses. Considero que esta opção torna-se ainda mais grave quando praticada por “detentores de altos cargos no estado, no município, dirigentes e partidos políticos”.

 

Entenda

Em Acopiara às 18h: Inauguração de sistema de abastecimento de água e assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Educação Infantil.

Desculpas

DSCN3132

No momento do pouso os assessores que se encontravam no aeroporto, não deixou a impressa se aproximar do governador, ficando uma distância de mais de 120 metros, a imprensa acenou para o governador; “Governador uma palavra, governador a imprensa de Iguatu esta aqui” os assessores responderam que estava atrasado para o evento em Acopiara e que em seu retorno falaria com a imprensa.

Desculpas políticas

Em meio à reviravolta política em que vive Iguatu nos últimos dias, o vereador Marciano da Rodoviária, que era de oposição virando situação, o prefeito Aderilo Alcântara, que fazia oposição o governo Dilma, mudou de partido e sua nova sigla partidária o presidente, o Ministro Kassab do governo federal. Na casa de lei o clima é de cautela quando o assunto é política municipal. O próprio governador esta ensaiando uma mudança de partido, provavelmente o PSB.

 

Outros boicotes

  • A prefeitura municipal de Iguatu, através da secretaria municipal de habitação convocou a comissão dos ocupantes da Vila Neuma para uma reunião as portas fechadas.
  • Um grupo de lutas envolvendo a igreja católica se reuniu com as comissões das ocupações e proibiu a presença da imprensa e de políticos no local, no momento da reunião foi proibido registrar a reunião através de: filmagens, fotos e de áudios, e que não repassasse nenhuma informação para a imprensa. De acordo com as comissões a alegação do grupo é que as estratégias estavam sendo montadas.

 

Completamente desnecessária e autoritária

Esses boicotes de “atentado à liberdade de informação” Fere a Constituição Federal, em seu artigo 220, que proíbe embaraços à plena atuação da imprensa: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Os parágrafos 1º e 2º avançam na questão: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV…É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

A aeronave

ec 145

Atinge velocidade máxima de 268 km/h com autonomia de 680 km. Seu preço é de US$ 8 milhões. O EC 145 é o único de sua categoria que acomoda até oito passageiros e de maneira bastante espaçosa, pois todos os assentos são montados em trilhos que podem ser removidos com facilidade para que haja um espaço interno maior para bagagens.

Autor: Rogério Ribeiro/Foto:ilustrada Internet