Durante a assinatura de adesão ao Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013 a 2016, a prefeita Teresa Surita destacou as ações desenvolvidas no município para que a capital se torne novamente referência no Norte do país na proteção dos direitos da criança e do adolescente. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no Palácio Senador Hélio Campos.
Em gestões anteriores, Teresa foi reconhecida por atuar fortemente na implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em sua totalidade em Boa Vista. “Estamos retomando projetos sociais voltados à criança e ao adolescente, como o ArtCanto e Meninos do Dedo Verde, e implantando novos, como o Família que Acolhe, que irá cuidar da criança desde a gestação até o fim da primeira infância, focando a saúde, educação e assistência social. Em pouco tempo, seremos referência na garantia de direitos a nossos meninos e meninas”, disse ela.
Com a adesão ao Selo, a cidade assume o compromisso de desenvolver ações para promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.
A coordenadora nacional do Programa de Proteção da Criança e do Adolescente do Unicef, Casimira Benge, destacou desafios que ainda precisam ser vencidos em Roraima. Segundo dados citados por ela, 54 mil crianças vivem em extrema pobreza e 91 mil estão na pobreza. “São crianças, adolescentes e famílias que precisam ter seus direitos assegurados não apenas na lei, mas no dia-a-dia. Eles só serão o futuro do Brasil se forem o presente. De nada adianta projetar o futuro, se as politicas públicas que assegurem o crescimento e o desenvolvimento não forem asseguradas hoje. Precisamos renovar nosso compromisso para que possamos avançar”, frisou.
Secom: PMBV











