Durante a apresentação do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, ocorrida na tarde desta terça-feira, 11, na sede da prefeitura, a prefeita Teresa Surita adiantou que o município já está elaborando o Plano para Infância e Juventude, que vai possibilitar conhecimento aprofundado da realidade e traçar metas para melhorar a qualidade das crianças e adolescentes da Capital. Depois de elaborado, será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação.
Teresa é reconhecida nacionalmente por defender os direitos das crianças e adolescentes, principalmente quando está à frente da prefeitura da capital. “Sempre tive como prioridade desenvolver políticas públicas que melhorassem a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ganhar o prêmio é um orgulho para qualquer gestor. Porém, o mais importante é o conhecimento que adquirimos e a transformação que fazemos na vida dessa população”, explicou ela, que foi escolhida pela Abrinq para ser a articuladora na divulgação do programa.
Prefeitos e representantes de 12 municípios do Estado participaram da apresentação. Além de Boa Vista, Alto Alegre, Pacaraima, Amajari, Mucajai, Normandia e Bonfim aderiram ao prêmio, que pretende incentivar as cidades a melhorarem os indicadores sociais relacionados a esta faixa etária até 2016, fim desta gestão.
“Cerca de 1.400 municípios já fizeram essa parceria. Em Roraima, já contamos com algumas assinaturas e outros prefeitos já se comprometeram em assinar o termo. Se conseguirmos reduzir alguns indicadores importantes de qualidade de vida relacionados à saúde e educação, teremos um quadro muito bom”, explicou Heloísa Oliveira, diretora executiva da Abrinq.
Ela acrescentou ainda que a parceria com Teresa, já premiada em outras gestões como Prefeita Amiga da Criança, será fundamental para incentivar os demais gestores do Estado. Durante os próximos três anos, haverá acompanhamento e uma série de ações para incentivar os prefeitos a reduzir índices de mortalidade e de trabalho infantil, aumentar o acesso à educação, combater à violência, dentre outras. A premiação ocorrerá em junho de 2016 e serão reconhecidos aqueles municípios que mais se esforçarem para atingir as metas do prêmio.