Biblioteca Pública de Várzea Alegre lança aplicativo e incentiva a leitura

62

A Biblioteca Pública Professor Almino Gabriel Viana, integrada à Secretaria de Cultura e Turismo, do Governo de Várzea Alegre, inova com o lançamento de aplicativo, alcançando o público por meio digital.

Segundo a bibliotecária, Ana Géssica, pelo App bibliodigitalva.vercel.app (https://bibliodigitalva.vercel.app/), a população pode acessar rico acervo literário. Ela respondeu algumas perguntas da equipe de comunicação do Governo de Várzea Alegre.

CG: Como surgiu a ideia da biblioteca digital?

AG: A ideia da Biblioteca Pública Digital de Várzea Alegre surgiu como uma ferramenta que busca estimular o hábito da leitura na nossa cidade, agregando valor aos serviços proporcionados pela biblioteca física. Os recursos oferecidos pela biblioteca digital são fundamentais para apoiar os alunos e usuários que precisam que a informação seja acessada remotamente, em qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo ser lida e baixada independentemente da localização geográfica do usuário, vencendo os limites de espaço e tempo.

CG: Como esse projeto foi desenvolvido?

A biblioteca digital é transmitida eletronicamente em rede pela internet e foi desenvolvida pelo curso técnico de informática da Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Iran Costa, com direção do professor Jezmael Oliveira Basílio, juntamente com os servidores da Biblioteca Pública Professor Almino Gabriel Viana. Essa foi uma oportunidade da biblioteca fazer uma parceria com o curso para desenvolver o site que subsidiará a Biblioteca digital. Link da biblioteca Digital:

O porquê da biblioteca Digital?

Os jovens na atualidade já crescem rodeados pelo universo digital. Dessa forma, é importante a biblioteca utilizar desses recursos para fomentar a leitura e desenvolver um melhor acesso aos livros neste período de pandemia. Está disponibilizada em uma plataforma fácil de usar, online e de forma gratuita.

Que obras estão disponíveis nessa versão digital da biblioteca?

Na biblioteca digital está disponibilizada uma lista de livros, são mais de 40 títulos, que foram selecionados das obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais, possibilitando o acesso a vários livros digitalizados, podendo ser baixados e lidos sem sair de casa. Reúne um acervo de livros digitais nas áreas de literatura brasileira e estrangeira, infantil e infantojuvenil, autoajuda, romance, cordel, poesias entre outras categorias.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Divulgação