‘Barbosa coloca em risco a vida de Genoino’, diz Rui Falcão

1124

35611Presidente do PT diz que manter Genoíno e Dirceu na Papuda são arbitrariedades

Ao abrir nesta sexta-feira o 14º Encontro Nacional do PT, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, disse que a decisão do ministro Joaquim Barbosa em levar o ex-deputado José Genoino para o presídio da Papuda é uma arbitrariedade e “coloca em risco a vida do ex-presidente do PT’.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Barbosa determinou na quarta-feira que o ex-deputado José Genoino (PT-SP) voltasse para o presídio em Brasília.

Genoino pegou quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa e ficará em regime semiaberto, no qual o detento pode obter autorização judicial para trabalhar durante o dia e voltar para a cadeia à noite. Em novembro, o petista foi preso na Papuda, mas passou mal dias depois e obteve autorização para cumprir pena em uma casa na capital federal. Com base em exames médicos que atestam o bom estado de saúde do condenado, Barbosa mandou Genoino de volta para a cadeia.

Rui Falcão também criticou a decisão de manter o ex-ministro José Dirceu em regime fechado e afirmou que é “é arbitrário e ilegal”.

– José Dirceu já deveria estar no regime semiaberto pois tem, inclusive, emprego certo – disse Falcão, muito aplaudido pelo 800 delegados do 14º Encontro Nacional do PT.

Os petistas também expressaram solidariedade ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ao deputado João Paulo Cunha, também presos na Papuda.

– Esperamos que não haja nenhum retrocesso em relação a eles, que já podem trabalhar fora- disse Rui Falcão.

O Encontro Nacional do PT acontece entre esta sexta-feira e o sábado em São Paulo, para debater as linhas gerais do programa de governo, incluindo a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, além de alianças para as eleições de 2014.

Às 18h desta sexta-feira, Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam da abertura oficial do evento.