Autoridades ligadas a Segurança Pública discutem pauta de reunião na Guiana

759

Os integrantes da Câmara Temática de Fronteira (CTF) do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 08, na Sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública (SESP), para traçar uma linha de ação na tentativa de sensibilizar o Governo da Guiana para o atendimento de uma pauta de reivindicações com foco na segurança da fronteira entre os dois países.

No dia 23 deste mês está agendada reunião com as autoridades guianenses, promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) e que está sendo intermediada pela Secretaria de Assuntos Internacionais.

A reunião prévia envolveu representantes de 20 Instituições que apresentaram suas demandas a serem discutidas com as autoridades guianenses.

Questões também como o tráfico de drogas, tráfico de pessoas, contrabando, descaminho foram pontuadas. Ameaças fitossanitárias na fronteira com a Guiana é outro assunto de interesse das autoridades de Roraima, a ser tratado com a Guiana.

Ao afinar o discurso, as lideranças pretendem iniciar negociações para minimizar questões relativas à Segurança Pública e que atingem a fronteira dos dois países.

REUNIÃO

A reunião da Câmara Temática do GGI foi presidida pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Eduardo Wayner Brasileiro. Participaram também o general de brigada, José Luiz Jaborandy, o comandante da Base Aérea de Boa Vista, tenente-coronel Mauro Bellintani, o secretário de Assuntos Internacionais, Eduardo Oestreich, a delegada Geral Adjunta de Polícia Civil, Eliane Gonçalves, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Articulação Municipal, Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Juizado da Infância e Juventude e Departamento de Inteligência do Sistema de Segurança.

Ascom/foto:SESP-RR