Audiência Pública discute problemas do trânsito de Boa Vista

532

A Câmara Municipal de Boa Vista realizou nesta manhã (16), uma audiência pública com o tema “Trânsito em Boa Vista. Causas, consequências e soluções para diminuir o alto índice de acidentes”. A iniciativa foi do vereador Mario Cesar, líder da prefeita Teresa Surita. Participaram da discussão, autoridades do segmento, vereadores e a população em geral.

O objetivo da ação foi discutir e buscar soluções para diminuir o alto índice de acidentes de trânsito em Boa Vista. Além de justificar dados, números e informar a todos quais medidas estão sendo tomadas nesse segmento, pelas autoridades responsáveis. Na oportunidade, os vereadores tiraram suas dúvidas e deram sugestões as autoridades.

O secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, afirmou que o ato de dirigir sem habilitação deve ser tratado como um ato criminoso. “Sem dúvida esse é um dos nossos maiores motivos de acidentes em Boa Vista. A fiscalização deve ser mais severa e corrigível, vamos refletir, para que tenhamos resultados menos danosos no trânsito”, disse.

Gerson Moreno, secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, explicou que é de conhecimento do município todos os locais que necessitam de melhorias e mudança no trânsito em Boa Vista. O secretário afirmou que estudos já foram realizados para que, em breve, tenha início um trabalho de engenharia de trânsito em Boa Vista.

Jorge Everton, diretor do Detran, em sua explicação, informou algumas estatísticas de ruas com maior número de acidentes, horários, intensidade e motivos. Falou também da necessidade de semáforos, alteração de rotatórias e cruzamentos.

O presidente da Casa destacou que audiências públicas como a de trânsito servirá para amenizar os problemas enfrentados diariamente pela população de Boa Vista. “O trânsito é um dos problemas mais graves da nossa capital. É necessário tomarmos todas as providências cabíveis, que contribuam para diminuir esses acidentes em Boa Vista”, disse o vereador e presidente da Câmara Léo Rodrigues.

Adriano Ávila, promotor criminal, explicou aos vereadores que não se trata de resolver o problema, e sim de amenizar a situação. “Só o fato de saber que em 2011 fomos o número um em acidentes de trânsito em todo o Brasil, devemos tomar providências urgentes. Nós do poder criminal, somos os últimos a sermos acionados, só agimos quando somos provocados”, explicou.

Na audiência, estavam presentes autoridades ligadas ao trânsito de Boa Vista, entre elas, o engenheiro civil Neovanio Soares Lima, o delegado de acidentes de trânsito Paulo André Migliorin, presidente da Cooperativa de lotação Edilson Almeida Ferreira, coordenador regional do Samu Mauro Maués e o presidente da associação do bairro Alvorada, Roberto Barbosa.

O vereador Mario Cesar, autor do requerimento que solicitou a audiência, falou sobre a satisfação com a realização da audiência. “Estou satisfeito com o resultado, acredito que foi de grande importância para conhecimento de todos aqui, qual a atual situação de trânsito de Boa Vista e quais atitudes emergenciais devem ser tomadas pelo poder público para que juntos, possamos contribuir e reduzir a taxa de acidentes”, avaliou o vereador.

 

Ascom/ CMBV foto: CMBV