Atraso do duodécimo volta a ser tema de pronunciamento de Flamarion

783

O atraso no repasse do duodécimo ao Poder Legislativo foi tema do discurso do deputado Flamarion Portela [PTC], durante sessão plenária. O parlamentar criticou o Executivo e classificou como ‘falta de gerenciamento’ o não repasse devido a ALE-RR.

“Isto é falta de gerenciamento e respeito pelo Poder. É gravíssimo esse atraso de repasse e exigimos uma ação mais enérgica do presidente da Casa sobre isso”, cobrou.

Conforme Flamarion, de janeiro a março deste ano, o governo já arrecadou cerca de 600 milhões de reais do Fundo de Participação dos Estados e somente nos 10 primeiros dias do mês passado, cerca de 186 milhões. “Não há uma per capta igual a essa no país”, criticou.

O parlamentar criticou mais uma vez a criação de secretarias, como a da Pesca e a criação de cargos comissionados no governo, além dos milhões gastos em publicidade nas emissoras de TV e rádio, com peças institucionais. “Para esse tipo de situação o governo tem dinheiro”, lamentou.

 

Apartes

O presidente da Casa, deputado Chico Guerra [PSDB] fez uso da tribuna e disse estar profundamente triste com a situação e afirmou que vai tomar decisões mais enérgicas em relação ao problema. “O acordo feito com o governador não foi cumprido. Daqui pra frente vou ser mais enérgico e exigir mais respeito com este Poder”, garantiu.

Brito Bezerra [PP] também fez críticas ao governo e aos constantes atrasos no repasse do duodécimo. “Somos proporcionalmente o Estado que mais recebe recursos do Brasil, mas falta gerenciamento. Precisamos trabalhar uma política de enfrentamento a essas atitudes”, desabafou.

 

Secom/ALE-RR/Foto Charles Wellington