A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nessa quinta-feira (18/5), um momento de análise sobre a estrutura da Atenção Primária de Caucaia. A avaliação deu-se por meio do seminário de apresentação do produto da territorialização da Residência em Medicina de Família e Comunidade.
Os residentes do município fizeram a exposição de um mapa da assistência referente aos seus territórios de atuação, as Unidades Básicas de Saúde Antônio J. P. Machado, no Araturi, Francisco Paulo Pontes, na Jurema, Dr. Joaquim Braga, no Planalto Caucaia e Pedro Gabriel de Oliveira, no Parque Leblon.
Eles identificaram potencialidades, deficiências locais, problemas sociais, o perfil epidemiológico e os recursos das comunidades. Além disso, fizeram um levantamento dos atores sociais de destaque em cada área, como a presença de lideranças comunitárias, associações e igrejas. Os residentes Bleno Ribeiro e Roberta Amorim, da UBS Dr. Joaquim Braga, por exemplo, avaliaram desde a dificuldade de acesso à unidade até detalhes da estrutura física do posto, que atende a cerca de 5.440 pessoas no bairro Planalto Caucaia.
Os dez médicos que participaram do encontro fazem parte da primeira turma de residentes de Caucaia. Ingressaram na Atenção Primária do município no início de abril e estão sendo acompanhados por cinco médicos preceptores.
Vilalba Carlos, uma das coordenadoras da Atenção Primária da SMS, acredita que analisar as condições de saúde de um indivíduo levando em conta todos os fatores aos quais estão expostos é fundamental. “A importância deste momento para a nossa cidade é no tocante às equipes de Estratégia de Saúde da Família. Além de que isso fortalece a intersetorialidade dentro da nossa estratégia”, afirma.
O coordenador da Residência em Saúde de Família e Comunidade, Marco Túlio, explica que a atividade apresenta o olhar dos profissionais em um contexto de reconhecimento de seus territórios. “Este processo de territorialização já trouxe um resultado muito positivo que foi a motivação diante de uma nova perspectiva”, avaliou.
Assistiram às apresentações o secretário de Saúde Moacir Soares, a secretária do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo Laís Sales, a coordenação da Atenção Primária, Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais da área, além de vereadores do município. “Territorializar é conhecer para melhor enxergar os processos nos quais estas equipes estão inseridas”, declarou Moacir. “A residência está nos dando uma espécie de bula”, completou o titular da pasta, enaltecendo o trabalho dos residentes.
Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Foto: Rogério Ribeiro