Associação Cigana de Caucaia participa da revisão do PDP

1136

O Plano Diretor Participativo (PDP) é uma atualização do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU)

A prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou nesta quarta-feira (17/01), na guarda da escola Plácido Gondim, no Distrito de Catuana a terceira etapa de audiência publica para debater e colher ideias para o Plano Diretor Participativo (PDP).

A Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia-ASPRECCC, através de sua diretoria participou da audiência publica para apresentação do PDP, inclusive pontuando várias situações de Catuana.

Para o presidente da ASPRECCC, o calón Rogério Ribeiro, este é um momento único, no qual a população é chamada a participar. “Os ciganos sabem da importância de se discutir o futuro do Distrito de Catuana e de Caucaia, precisamos discutir juntos, sem impor nada. Como entidade, continuaremos contribuindo sempre. Estamos dialogando de forma efetiva com a prefeitura de Caucaia e algumas autarquias do estado, da união e segmentos da sociedade”.

Aprovação do PDP

De acordo com a diretora de Planejamento Urbano e Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Adelina Feitosa, a previsão é de que o Legislativo Municipal vote o PDP até março. “O PDP não é de uma gestão específica. É algo para os próximos 20 anos e voltado à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Daí a importância de a população participar e reivindicar a revisão a cada cinco anos. As cidades vão mudando, novas demandas surgem e precisam ser discutidas” destacou Adelina.

Segundo o Subsecretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucuia, Daniel Cavalcante, o plano deve ser construído com a participação do executivo, legislativo e toda a população do município, pois ele é o instrumento que norteará as ações futuras no perímetro urbano e rural da cidade. “Nas audiências públicas que estão acontecendo, juntos construirmos um plano pautado das demandas e necessidades da nossa população e que de condições de ser executado.” pontuou Cavalcante.

O que é Plano Diretor?

O Plano Diretor é um instrumento que garante a todos os cidadãos do município o melhor lugar para morar, por meio do controle do crescimento urbano, garantindo o direito à moradia, saneamento ambiental, mobilidade, trânsito seguro e outros serviços públicos essenciais, visando assegurar mais qualidade de vida para a população.

A Lei do Plano Diretor define a função social da cidade e da propriedade urbana, além de organizar o crescimento e o funcionamento do município. Deve apresentar uma visão de futuro para as próximas décadas, orientando o desenvolvimento do município.

Presença

Além da comunidade Cigana, a Câmara Municipal de Caucaia estava representado pelo vereador Pastor Dalmacio e o ex-vereador e empresário o popular Dute, servidores das unidades escolar da Catuana e equipe  da SEPLAN.

Demandas apresentadas pelos Ciganos

Limpeza e urbanização do Açude da Catuana;

OBS; A ASPRECCC solicitou da Prefeitura de Caucaia a limpeza e a urbanização do local.

Sinalização na BR 222-KM 040;

OBS: A ASPRECCC solicitou do DNIT a sinalização da referida BR.

Cessão de uso do prédio da RFFSA da Catuana para a implantação do Museu Cigano do Ceará;

Funcionamento do prédio unidade policial

OBS: O prédio esta abandonado a cerca de 10 anos.

Melhoramento na edificação da creche Hilda Rodrigues de Sousa Nedi.

OBS: As salas de aulas pequenas e não tem refrigeração, e apenas uma porta de entrada e saída.

Confira o calendário das próximas audiências públicas do PDP.

18 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: EEIEF Aluizio Pereira Lima
Endereço: BR-020, Brasília, Bom Princípio.

Horário: 15 horas
Local: EEIEF Maria de Lourdes Rocha
Endereço: Rua da Igreja, 614, Mirambé, Taquara.

19 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: EEIEF Guararu
Endereço: Rua Heliodoro Freire de Moraes, Matões.

Horário: 15 horas
Local: Escola José Nunes de Miranda
Endereço: BR-020, Km 36, Tucunduba

Autor/Foto: ASPRECCC