Associação Cigana de Caucaia compõe a Comissão do Seminário Sucessão Rural da Juventude Cearense.

1525

A importância de uma juventude politizada para participar do processo de retomada da democracia brasileira.

Na tarde desta terça-feira (27/02), o GT de construção do plano de sucessão Rural da Juventude do Ceará, se reuniu no gabinete do Secretário Executivo na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude foi criada em 2007 com o objetivo de articular a execução de políticas públicas de juventude com as demais áreas do governo, de realizar projetos e programas para o público jovem e de inserir a sociedade civil na construção das políticas públicas de juventude no Ceará.

A reunião foi aberta pelo Coordenador de Políticas de Juventude do Governo do Estado, David Barros Araújo, que falou da importância da implementação do estatuto da juventude e de estimular o debate com a juventude para a elaboração do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, “Junto com representantes de Povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais e a juventude construiremos um grande seminário” destacou Barros.

O presidente da Associação de preservação da cultura Cigana de Caucaia-ASPRECCC, calón Rogério Ribeiro, falou que os problemas e as demandas praticamente são as mesmas, uma das sugestões seria um levantamento do que já foi construindo e contemplado para a juventude rural, além de atualizar políticas públicas. “Os jovens precisam atentarem para o cenário atual brasileiro, e o seminário é fundamental para muitos jovens que, pela primeira, vão participar desse processo de construção política” destacou Ribeiro.

A representante da juventude cigana no Ceará, Janiele Lucino, pela primeira vez vai participar da construção do seminário “Estou aprendendo com vocês. Os desafios são muitos, principalmente no que se refere à elaboração de políticas públicas para a juventude cigana” disse Janiele.

A representante da SDA/Casa Digital, Sandra Bandeira, destacou a importância das Casas Digitais que formam 85 jovens cearenses, enfatizou o projeto Procasul sendo referência em juventude nos países de El Salvador e Colômbia, além das ações formativas do Instituto Paulo Freire que atualmente estão paradas por falta de investimento, “Esses exemplos podermos trazer para o seminário, como forma de dar continuidade ao protagonismo juvenil” disse Sandra.

A jovem do MST, Luz Elena Marin, lembrou da importância do método a ser aplicado no Seminário, que os jovens gostam de se movimentar, e que os facilitadores precisam ser dinâmicos pela característica própria dos jovens.

O representante do MAB, Samuel Olímpio enfatizou que “Tem que ouvir a juventude” disse.

A psicóloga e secretária da ASPRECCC, Renata Célia, “A juventude precisa de apoio, os recursos para juventude não vem de encontro com a realidade” pontou.

O representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura familiar do estado do Ceará- FETRAF, João Bosco, “È importante que os movimentos se organizem em cima de suas demandas previamente a fim de consolidar melhor a participação no seminário” afirmou Bosco.

As instituições participantes do GT de juventude comporiam a CPP – Comissão politico-Pedagógica do Seminário de Elaboração do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, sendo elas CONJUV/GABGOV, SDA/CODET, Casas Digitais, Juventude do MST, Juventude do MAB, ASPRECCC, FETRAECE.

Encaminhamento

Ficou estabelecido que a CONJUV e a SDA o processo de elaboração de um Documento Base norteador das discussões e demandas das juventudes, que seria viável uma consultoria para elaboração desse documento a ser consolidado ainda no mês de março, em abril acontecerão às plenárias preparatórias a cargo de cada movimento, ficando o seminário para o mês de Maio, num período de quatros dias de discussões com data a definir, e a perspectiva de reunir cerca de 200 jovens de todo o Ceará.

Para o próximo encontro GT que ficou datado para 15/03/2018 às 14h na SDA, onde os movimentos irão sintetiza suas demandas e elaborar perguntas geradoras para o grupos temáticos do seminário e construção dos eixos .

O Coordenador de Juventude, Davi Barros, estendeu-se o convite à participação desse processo de construção do seminário, a coordenadora de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira. Bem como as juventudes dos povos originários e de comunidade tradicionais.

Etapas de planejamentos

Contexto e realidades juvenis analise de conjuntura, mostra de cultura, e arranjos de produção de juventudes.

Discutindo os desafios e perspectivas das políticas públicas para juventude do campo.

Sugestão de locais: SESC Iparana (Caucaia-Ce); Cetrex (Caucaia-Ce); Cofeco(Fortaleza-Ce); CFO(Fortaleza-Ce).

Autor/Fotos: ASCOM/ASPRECCC