“Um absurdo na orla da Praia do Mucuripe em Fortaleza. As plantas estão morrendo por falta de água, tudo seco”
Não deixem morrer o Pau Brasil!: Na Praia do Mucuripe, quem passa pela orla, percebe que parte das plantas do local está seca e sem vida. Visivelmente sem água, as gramas e plantas, que ficam nos canteiros da praia do Mucuripe, estão morrendo e chamando a atenção de quem passa pelo local.
Na bronca
De acordo com o Tenente da Marinha, Francisco do Horizonte, a vegetação da Orla da praia do Mucuripe está morrendo. “Além da tristeza por ter perdido a beleza do paisagismo das plantas, as árvores estão secas e não devem durar nem até o fim do ano. É terrível ver essa situação” lamentou.
A estudante Patrícia Gonçalves Vieira disparou “Planta se molha, animal se cuida, praça se preserva e lugar de lixo é no lixo. Agora só querem usar e nada se faz. Tende a se acabar mesmo” desabafou.
O professor Douglas Pinheiro que todas as tardes faz caminhada na orla, “Principalmente nessa época do ano, onde o tempo é mais seco, deveria ser cuidado mais” diz
Não deixem morrer o Pau Brasil!
Uma árvore, um país. É por causa desta espécie que somos chamados de brasileiros. O pau-brasil é a única planta que batizou uma nação. Agora, ela nos surpreende mais uma vez. segundo pesquisas científicas, a madeira vermelha que fez história também pode guardar substâncias poderosas contra o câncer. Tão simbólica e tão ameaçada, por pouco não desapareceu de nossas florestas. Está na lista das mais ameaçadas de extinção.
Cura
Popularmente se diz que o pau-brasil é um bom adstringente e cicatrizante. Algumas pessoas do mato usam o chá da entrecasca para curar asma.
Talvez com esta esperança de cura as pessoas comecem realmente a plantar o pau-brasil e a dar o seu devido merecimento que até agora muitos não conseguiram que a planta tivesse.
É preciso que as autoridades gestoras da cidade andem pela cidade e cuidem dela com carinho.
Apelo
Fica aqui o apelo para o Secretário de Meio Ambiente que salve as plantas da cidade e das praças que estão abandonadas morrendo de sede.
O que dizer de uma cidade que não cuida das suas plantas?
Fica a reflexão!!!
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro