ARRAIAL: Boa Vista Junina combate o trabalho infantil

811

Cuidar das crianças e adolescentes sempre foi uma das prioridades da prefeita Teresa Surita. Pensando nisso, a Prefeitura está adotando medidas para combater o trabalho infantil durante o Boa Vista Junina. Essas ações fazem parte das ações de fortalecimento da rede de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Social irão atuar na fiscalização de barracas cadastradas e não cadastradas, para evitar a utilização de mão de obra infantil durante a festa. O barraqueiro ou ambulante flagrado nessa situação terá sua licença cassada.

Também será organizado um plantão de atendimento e a criança ou adolescente que for identificado em situação de vulnerabilidade ou risco será acompanhado pela equipe até sua casa. “Vamos atuar intensivamente para acabar com essa situação e sensibilizar todas as pessoas dos malefícios gerados pelo trabalho infantil. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é um dos meus maiores compromissos como gestora”, disse a prefeita Teresa Surita.

Durante a festa serão entregues cartilhas do Ministério Público do Trabalho aos barraqueiros e ambulantes, para despertar a importância da participação social na luta contra essas práticas.

Compromisso – Na passagem da Caravana Norte, a prefeita Teresa Surita assinou o Termo de Compromisso para a Erradicação do Trabalho Infantil, reafirmando o compromisso de desenvolver ações para o enfrentamento a essa prática. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Roraima ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de exploração de crianças e adolescentes. Boa Vista é o Município com o maior número de crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Ascom/ PMBV foto Ilustrada