A palavra sodomia é considerada como um termo de origem religiosa ao qual se refere a alguns comportamentos sexuais.
André (Caio Blat) será levado para a cadeia por crime de sodomia nos próximos capítulos de Liberdade, Liberdade. Durante o interrogatório, terá que enfrentar Tolentino (Ricardo Pereira) olhos nos olhos.

Liberdade, Liberdade é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro “Joaquina, Filha do Tiradentes”, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinícius Coimbra.
Significado de sodomia
A palavra sodomia é considerada como um termo de origem religiosa ao qual se refere a alguns comportamentos sexuais. Além disso, de acordo com a historia, dito termo é usado para descrever o ato do sexo anal entre homens e também outras práticas sexuais, mas também pode ser usada para descrever atos sexuais entre os heterossexuais. Como um legado da cultura judaico-cristã em várias línguas ocidentais o adjetivo sodomita é usado para designar aqueles que praticam diferentes tipos de práticas sexuais que se afastam do normal a partir da perspectiva cristã, tais como: homossexualismo, sexo anal, sadomasoquismo, etc. No final da Renascença na Itália, o pintor Il Sodoma (1477-1549) foi chamado de “o sodomita” ou homossexual.

Termo sodomia vem do nome da antiga cidade de Sodoma (Sodom em hebraico, derivado da raiz sod = secret), que, segundo a Bíblia foi destruída por Deus por causa dos seus muitos pecados. No discurso de hoje ela é identificada com a prática de sexo anal, porque os sodomitas tentaram abusar sexualmente dos mensageiros enviados para resgatar Ló, quando a cidade já havia sido condenada pela gravidade de seus muitos pecados, que, neste caso particular dos mensageiros era sim uma violação das leis da hospitalidade, uma vez que o estupro físico era pecado e crime.
No mesmo sentido, Sodomia na Idade Média e nos tempos modernos envolvia vários “atos antinaturais”, mas era usado principalmente no caso do sexo anal. A origem do termo está na Bíblia, na história de Sodoma e Gomorra. A identificação do “pecado de Sodoma” com o sexo anal e com a falta de hospitalidade ou luxúria, em geral, é documentado pela primeira vez em St. Augustine (354-430). Não era até o século XI, quando a palavra “sodomia” em aparece no monge beneditino Liber Gommorrhianus Petrus Damianus, para fazer menção à palavra incluída em todas as atividades sexuais que não foram utilizados para a reprodução. Porque as palavras para denominar a homossexualidade não apareceram até o século XIX, pois o termo “sodomita” foi usado para se referir a homens que fazem sexo com homens. Lésbicas foram amplamente ignoradas, embora as mulheres que praticaram sexo anal também ativamente caíram sob o epíteto de “sodomita”.
Finalmente, a primeira perseguição de sodomia homossexual se deu na metade do século VI, quando então, o imperador bizantino Justiniano e sua esposa Theodora proíbe que sejam práticos os “atos não naturais” por razões políticas, invocando para tais razões religiosas. A lei previa a castração como castigo e o passeio público pelas ruas. Não há evidências de que a Igreja Ortodoxa apoiasse tal conduta.
Autor: Da redação/Foto: Artur Meninea/Globo











