Anchieta afirma que Projeto Passarão transformará RR no maior polo produtor da região Norte

656

A assinatura do convênio para a implantação do Projeto de Irrigação do Passarão

O Projeto de Irrigação do Passarão custará ao governo federal aproximadamente R$ 44 milhões, deverá acontecer na próxima quinta-feira (13), em Macapá (AP), durante a reunião da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A decisão foi tomada durante encontro do governador José de Anchieta e senador Romero Jucá, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília, nesta terça-feira (11). O Passarão é o único projeto de irrigação do Ministério da Integração na região Norte.

Inicialmente, serão irrigados 1 mil hectares para o plantio de fruticultura. No dia 11 de abril passado, uma comitiva técnica do Ministério da Integração, comandada pelo secretário de Irrigação, Guilherme Orair, foi recebida pelo governador José de Anchieta, em Boa Vista.

Nesse encontro, foram repassadas as diretrizes do projeto, que pretende transformar a região do Passarão em modelo na produção de fruticultura. Segundo o governador José de Anchieta, a implantação do projeto será dividida em duas etapas.

A primeira, de 1 mil hectares, beneficiará 44 pequenos e médios produtores, com a infraestrutura necessária para a produção de frutas. No segundo momento, a área irrigada deverá alcançar os 5 mil hectares.

De acordo com Anchieta, o projeto prevê a transformação de Roraima em um dos principais fornecedores de frutas da região Norte. Isso, porque o estado é dotado de potencial hídrico, de solo propício e condições climáticas, atributos difíceis de ser encontrados, no conjunto, em outros pontos do país.

Esses atributos foram ressaltados pelo secretário de Irrigação, Guilherme Orair: “Roraima reúne condições favoráveis que dificilmente conseguimos reunir em um lugar só. Aqui, tem uma água de ótima qualidade, terras férteis e clima favorável na maior parte do tempo. Agora, é só continuar com o trabalho e desenvolver”.

Secom/foto: Governo do Estado de Roraima