Segundo Karin, queijos, ovos e chocolate são alguns dos exemplos. Alguns alimentos podem ajudar a melhor o humor, segundo a nutricionista Karin Honorato. Na coluna deste sábado (27), ela apresenta alimentos que possuem a propriedade de melhorar a formação de neurotransmissores, ligados ao bom humor.
“Dopamina, noradrenalina e serotonina. Esses são os neurotransmissores responsáveis pelo bom humor. Eles estão ligados à disposição, energia, alegria, saciedade e vontade de viver”, revela Karin. Segundo ela, iogurtes desnatados, queijos, ovos, carnes e castanhas são alguns dos exemplos que podem ajudar na formação desses neurotransmissores.
“O triptofano ajuda a formar mais serotonina”, destaca Karin Honorato. Esse é, segundo a nutricionista, o hormônio do bem-estar. Castanhas, amendoim e banana são exemplos de alimentos que são boas fontes de triptofano.
As vitaminas B3 e B6, encontradas nas castanhas e nas leguminosas, também são importantes na formação dos neurotransmissores. A nutricionista destaca ainda os ovos, os laticínios e as verduras escuras, boas fontes de cálcio, um mineral que contribui para o bom humor.
“Para que os neurotransmissores possam funcionar bem é preciso ter cuidado com o excesso de açúcar, cafeína e álcool”, indica Karin. Segundo ela, esses alimentos prejudicam o bom funcionamento do cérebro.
Por fim, Karin fala de um alimento muito consumido: o chocolate. Segundo a nutricionista, uma boa fonte de tirosina, de cálcio e de selênio, nutrientes indispensáveis para o bom humor.
Fonte: G1/MG