O presidente da ALE-RR Chico Guerra e Miguel Borges, do Movimento da Consciência Negra em Boa Vista
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) realizará nesta quarta-feira, 20, a partir das 10h, uma Comissão Geral em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O requerimento de autoria da mesa diretora foi aprovado na sessão ordinária do último dia 12 de novembro. O evento será realizado no plenário deputada Noêmia Bastos Amazonas e contará com uma programação cultural com apresentações de tambor, dança afro e samba reggae.
O presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PROS) destacou que os parlamentares enquanto homens públicos e representantes da sociedade têm a obrigação de defender e proteger as minorias sociais. “Temos o maior respeito pela população afro, assim como todos os segmentos raciais que formam a população brasileira”, disse.
Guerra destacou que em Roraima temos o privilégio de conviver com pessoas que representam três raízes do povo brasileiro: o negro, o branco e o indígena. “Isso representa uma riqueza cultural de importância ímpar e por isso vamos abrir a nossa Casa Legislativa neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para ouvir os anseios do segmento afro roraimense, discutindo temas como inclusão social, redução das desigualdades e diversidade racial. É uma discussão necessária para que possamos trabalhar políticas públicas mais eficazes que garantam direitos sociais, culturais, políticos e econômicos dessa camada da nossa população”, ressaltou.
Para celebrar a data, a ALE convidou um seleto grupo de artistas e profissionais que se dedica à causa. Confira a programação cultural que será exibida no dia do evento:
Miguel Borges – Miguel Borges faz parte do movimento da Consciência Negra em Boa Vista. Baiano, mora em Roraima há mais de 20 anos e é um dos fundadores da banda Pipoca da Bahia, hoje conhecida como Banda Nativa. Para Miguel, o destaque do evento será o debate junto aos parlamentares a respeito da consciência negra. Segundo Miguel, houve um interesse mutuo dele e do presidente da Casa em realizar esta Comissão Geral. “O presidente foi muito solicito e me parece ser compromissado com o tema”, disse.
Durante o evento será apresentado o Grupo Afro Timbalagueto, baseado em percussão afro-baiana. O grupo que contém 15 componentes fará uma prévia com apenas quatro integrantes, uma pequena amostra do show que será realizado na sexta-feira, no Palácio da Cultura, encerrando a semana da Consciência Negra.
Claudia Cristina Mendes Furtado – Claudia é presidente da Associação de Umbanda Ameríndios e Cultos Afro Brasileiro do estado de Roraima (ASUAER). A ASUAER é uma Organização da Sociedade Civil de interesse social, fundada em 2006 e que tem como objetivo ser um agente criador e articulador de iniciativas para o desenvolvimento social e conservação da cultura afro, além de propor o enfrentamento e a quebra de preconceitos. A ASUAER fará apresentação de tambor e dança afro.
Manoel Lobo – Militante do Movimento Negro em Roraima e membro da Rede Amazônia Negra-RAN que engloba todos os estados da Amazônia, Manoel Lobo é um exímio pesquisador da questão política e da área de educação popular no Estado e se dedica aos estudos do movimento negro. Lobo é historiador formado pela Universidade Federal de Roraima, especialista em História Regional e mestrando no programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira, além de lecionar no Estado.
Cleonides Gomes Pereira – O trabalho efetivo na educação em Roraima faz parte do currículo da diretora do departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Cleonides Gomes Pereira. Ela é natural de Boa Vista e formou-se em Pedagogia na Universidade Santa Maria (RS). Cleonides é especialista em Gestão escolar e atuou como gestora em várias escolas estaduais. Coordenou a Comissão Executiva do Programa “Dinheiro direto na Escola”. Ela coordenou ainda o programa “Nota Dez”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Waney Vieira Raimundo Filho – Waney Vieira Raimundo Filho é coronel da Polícia Militar e exerce pela segunda vez o cargo de Secretário de Justiça e Cidadania de Roraima. Filho é formado em educação física pela escola do Exército do Rio de Janeiro e administração pela faculdade Estácio Atual. Atualmente, o coronel é graduando em gestão de Pessoas e tem vasta experiência na área militar, onde iniciou a carreira nas Forças Armadas, em 1985.
Coronel Waney, como é conhecido realizou diversos cursos, entre eles, “Direitos Humanos e direito Internacional Humanitário”, “Gerenciamento de crise”, “Promotor de Polícia Comunitária”. Waney já foi comandante do 1º Batalhão, diretor de Planejamento e Finanças e comandante de Policiamento da Capital (CPC).
O evento contará ainda com a presença de Olavo Paulo Andrade Barros, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da População Negra.
Secom/ALE-RR/ Foto: Charles Wellington