Alarmante: De acordo com o SIM Iguatu registra 12 óbitos de recém- nascidos

7635

Entre as principais causas da mortalidade infantil estão à falta de acolhimento, de instrução às gestantes e deficiência na assistência hospitalar.

De acordo com o Sistema de Informação Sobre Mortalidade – SIM, em apenas quatro meses Iguatu registrou 12 (doze) óbitos de recém-nascido, durante o atendimento no hospital regional de Iguatu-HRI, a mesma quantidade durante o ano de 2015, 12  (doze) óbitos.

Com isto, a crise na saúde pública municipal de Iguatu mergulha em um poço sem fundo, cujos reflexos acabam atingindo a população mais carente, maior usuária dos serviços da secretaria. Quando se imagina que os problemas estão sendo resolvidos, surge outra crise ainda pior, o que demonstra a total incapacidade, em gerir a secretaria de saúde e a insensibilidade do prefeito.

morte de bebe ok

Causas da mortalidade

Entre as principais causas da mortalidade infantil estão à falta de acolhimento, de instrução às gestantes e deficiência na assistência hospitalar.

O sofrimento

A morte de um filho é geralmente descrita como um dos acontecimentos mais dolorosos da vida de alguém. O sofrimento vivido pelos pais, independentemente da idade do seu filho morto, é dilacerante. Se comparado à dor sentida pela morte de uma outra pessoa da família, é extraordinariamente intenso.

Faz-se necessário uma maior qualidade dos serviços prestados, tanto nas unidades básicas de saúde bem como nas unidades hospitalares, buscando implementar programas de melhoramento dos serviços para garantir um atendimento de qualidade.

Justiça

As famílias e a sociedade estão chocadas e algumas apontam que ocorreu negligência médica. Familiares pede justiça e clamam contra o atendimento do HRI.

Informação (SIM)

OBS: Essa informação foi obtida por uma fonte.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Ilustradas