Em meio à crise na saúde, Marcelo Sobreira toma posse como secretário municipal de saúde de Iguatu, “Eu nunca tinha presenciado tanto descaso, paciente comendo arroz com caldo de feijão porque não tinha carne” disse o secretário.
O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), e o vice-prefeito Marcos Sobreira (PDT), acompanhado da deputada estadual Mirian Sobreira, secretários e vereadores empossou nesta segunda- feira (2) o novo secretário de saúde do município, Marcelo Sobreira é formado em Farmácia e sempre teve sua vida ligada a área da saúde e a política.
A solenidade de posse aconteceu no auditório do Hospital Regional de Iguatu-HRI e contou com a presença de secretários municipais, lideranças políticas e servidores municipais da saúde.
A situação é difícil na qual se encontra a saúde pública de Iguatu deixada pela gestão Aderilo não é novidade. Faltam remédios, alimentação, lenços, leitos e atendimento a pacientes em situações graves na maior parte do hospital regional. A situação é “ingerenciável”.
De acordo com o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, o novo secretário de saúde Marcelo sobreira terá grandes desafios à frente do cargo. Os principais são colocar o hospital regional de Iguatu, postos de saúde e clinica em pleno funcionamento, assegurar o devido aporte aos equipamentos de saúde, garantir a oferta de médicos em diversas especialidades, a realização de exames e procedimentos, bem como a devida alimentação do sistema de saúde.
O secretário de saúde, Marcelo Sobreira, demonstrou muita preocupação com a situação do HRI em que se encontra, “Eu nunca tinha presenciado tanto descaso, paciente comendo arroz com caldo de feijão porque não tinha carne” disse o secretário que acrescentou “Tenho a dimensão da responsabilidade que o cargo exige e estou pronto para assumir esta batalha, por isso conto com o apoio de todos vocês servidores da saúde, a nossa missão é tira a saúde de Iguatu da UTI” declarou.
Breve currículo
Ele iniciou sua vida pública como vereador, sendo presidente da câmara de Iguatu no seu primeiro mandato. Foi também vice-prefeito, prefeito e deputado estadual.
Sua experiência com gestão em saúde pública vem desde os tempos em que era presidente da Cruz Vermelha, em Iguatu. Como ex-secretário executivo da Secretaria Estadual da Saúde, Marcelo Sobreira também contribuiu com os avanços do setor no Ceará.
Colapso na saúde: falta tudo
É um péssimo momento para ficar doente ou por obra do destino ser obrigado a procura o hospital regional de Iguatu-HRI ou uma unidade de saúde no município.
Os pacientes que continuam internados e não podem ser transferidos recebem a solidariedade de funcionários e familiares que compram materiais essenciais à internação, como fraldas, soro, agulhas hospitalares e analgésicos, além de varias ambulâncias danificadas, abandonadas e sucateadas.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação