ACPUC promove palestra sobre prevenção ao suicídio para agentes de segurança de Caucaia

1721

Palestra com o tema “Abordagem Técnica em Tentativa de Suicídio”. Somente profissionais da área governamental ligados à segurança pública devem participar da palestra.

A Associação dos Comunicadores e Publicitários de Caucaia promove na próxima quarta-feira (11/10), no auditório da FATENE, das 15 às 18h, a palestra “Abordagem Técnica em Tentativa de Suicídio”, com o Mestre em Saúde Pública, Major Edir Paixão.

Para o presidente da ACPUC, Queiroz Ribeiro a palestra é de suma importância para os agentes de segurança de Caucaia, “A pessoa que pensa em suicídio nem sempre deseja o fim da vida, mas pode ser que ela queira o fim de uma dor, de um sentimento ruim” destacou Ribeiro que acrescentou “Este é o primeiro de muitos eventos que a entidade promoverá através de boas parcerias” disse o presidente.

Diretoria da ACPUC

De acordo com o Major Edir Paixão “A palestra Abordagem Técnica em Tentativa de Suicídio é um treinamento focado na relação de atendimento a vítimas em situação limite (urgências e emergências) de consumação suicida, tendo como foco central o diálogo entre abordador de segurança pública e o potencial suicida” explicou o palestrante.

A palestra

A palestra repassará várias situações de experiências reais de ocorrências vivenciadas pelo palestrante, bem como reproduzida vídeos de ocorrências de resgate para enfatizar erros e acertos nas operações. Somente profissionais da área governamental ligados à segurança pública devem participar da palestra, bem como é exigido dos participantes bom estado de saúde físico e mental para o referido treinamento.

Abordagem Técnica em Tentativa de Suicídio

O suicídio

No Brasil, 11 mil pessoas em média tiraram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos, informam dados inéditos do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (21). Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12%.

Em 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015, foram 11.736 mortes: 5,7 a cada 100 mil. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) de 2017.

Até 2020, a pasta informa que será lançado um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Serão trabalhados três eixos: o primeiro é de ‘Vigilância e Qualificação da Informação’. Nele, será feita a promoção de estudos e pesquisas para levantar as informações sobre o quadro de suicídios no País.

O segundo é de prevenção do suicídio, no qual a pasta pretende trabalhar com a imprensa a forma como deve ser tratado o tema. Por fim, será definido um plano para Gestão e Cuidado, com educação permanente para qualificar profissionais da saúde na prevenção do suicídio.

Taxa de mortalidade é maior entre homens

Mas a taxa de mortalidade de homens por suicídio é 3,6 vezes maior que entre mulheres. Entre homens, 79% e entre mulheres 21%.

Solteiros, viúvos e divorciados foram os que mais morreram por suicídio (60,4%).

Indígenas apresentam maiores índices de mortalidade. A taxa de mortalidade entre índios é quase três vezes maior (15,2) que o registrado entre brancos (5,9) e negros (4,7).

 Convidados:

Policia Militar

Guarda Municipal

AMT

Defesa Civil

Guarda Vidas

Delegacia da Mulher

Entidades ligada à segurança pública, entre outras

Serviço

Palestra: Abordagem Técnica em Tentativa de Suicídio

Quando: Quarta-feira (11/10) das 15h às 18h

Onde: Auditório da FATENE- Campus- Caucaia.

Público-alvo: Profissionais da área governamental ligados à segurança pública

Inscrições: No local

Apoio: Prefeitura Municipal de Caucaia e FATENE.

Promoção: Associação dos Comunicadores e Publicitários de Caucaia – ACPUC.

Observação: Será emitido certificado a todos os participantes presentes.
Autor: ASCOM ACPUC/Fotos: Divulgação