Ação Social – Escola Municipal oferece serviços à comunidade

635

ação socialA escola municipal Valdemarina Normando Martins, localizada no bairro Nova Cidade, promoveu nesta sexta-feira (29) a VI Ação Comunitária, com a oferta de vários serviços na área de saúde, beleza, esporte, lazer e cidadania. Os atendimentos foram realizados em parceira com os profissionais do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), acadêmicos das faculdades Cathedral e Estácio Atual, e pelos professores e pais de alunos da própria escola.

A ação foi mais uma oportunidade para a dona de casa Maria Marta Francisco, que levou os três filhos para uma consulta médica. “Meus filhos estavam precisando há muito tempo de atendimento e aproveitei esse momento. Foi muito rápido e fácil,” afirmou a mãe.

O atendimento de saúde foi realizado pelo médico argentino, Pablo Andrés, que está no Estado por meio do programa do governo federal Mais Médicos. Ele aproveitou o dia de folga para fazer o trabalho voluntário. “Estou aqui porque reconheço a necessidade dessas pessoas. Para mim não é nada de mais doar um pouco do meu dia para atender, faz parte do meu trabalho, é minha rotina,” esclareceu o médico.

 Os universitários do curso de odontologia da Faculdade Cathedral realizaram palestras sobre saúde bucal e escovação. E as pessoas que tinham dúvidas sobre direito da família foram atendidos pelos alunos da Faculdade Estácio Atual. “Estamos oferecendo serviços do projeto de extensão do núcleo sócio-juridíco. Desta maneira ajudamos a comunidade e os nossos alunos podem vivenciar na prática tudo que aprende em sala de aula,” disse Gracilene Lopes, professora do curso de Serviço Social.

Durante a ação comunitária, as crianças ganharam um espaço para a diversão e brincadeiras. Elas participaram da contação de histórias, salas de leitura, xadrez, cinema, jogos eletrônicos e torneio intercolegial de futsal.

Segundo o secretário municipal de    Educação, Rodrigo Jucá, é muito importante a comunidade estar envolvida nestas ações para estabelecer um vínculo com a escola. “A parceria entre gestores, professores, alunos e comunidade é fundamental porque influencia na qualidade da educação”, afirmou o secretário.