Ação integrada das Polícias de Roraima desarticula quadrilha acusada de roubo

1698

ColetivaQuatro pessoas foram presas em flagrante durante a noite de ontem e madrugada desta sexta-feira, 11, em Boa Vista, após uma ação das Polícias Militar e Civil. Com a prisão deles, a Polícia esclareceu dois crimes de roubo e outras ações criminosas estão sendo investigadas.

Por volta das 21 horas de ontem, 10, a Polícia Militar recebeu um telefonema informando que havia um movimento estranho em uma residência localizada no bairro Paraviana, pertencente a um funcionário público estadual e que provavelmente um crime de roubo com reféns estaria em andamento.

Uma equipe de policiais militares foi ao local, tocou a campainha, mas não houve respostas. Chamou à atenção dos policiais a posição da câmera de monitoramento da residência, que parecia ter sido virada com o ângulo para o alto. Os policiais estranharam e desconfiaram de que um crime poderia está em andamento no local. Eles olharam pelo muro e chegaram a flagrar a movimentação de dois suspeitos, que estavam armados.

Os homens abriram o portão para empreender fuga e ainda no quintal da residência efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais que reagiram.

Os ladrões tentavam fugir do local no veículo da vítima, uma L-200, mas na troca de tiros dois deles foram baleados e presos no local. Outros dois homens fugiram a pé, mas roubaram a motocicleta de um entregador de farmácia e tomaram a motocicleta dele e fugiram.

Foram baleados e presos os desocupados Marlon Cardoso Silva Rocha, 21 e Enderson Santana Barbosa, 22, apelidado de “Bebê”, que continua internado.

Durante as diligências, já na madrugada, os policiais prenderam os desocupados Guilherme Barroso Freitas Sobral, 19 e Yago Batista Rodrigues Andrade, 18.

Todos os infratores foram apresentados na Central de Flagrante I, e autuados em flagrante pelo delegado plantonista Volmir Vargas, pelo crime previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro § 2º, inciso I (se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma), II (concurso de duas ou mais pessoas) e V (manter  a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade), combinado com o artigo 14 do CPB, inciso II (Tentado) e artigo 329 (Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio).

APREENSÃO – Durante a ação policial vários objetos roubados das vítimas foram apreendidos. Tais como nove telefones celulares, cinco televisores, uma caixa de som, um notebook, porta joias, onze relógios, joias e semijoias, além de dinheiro. Os policiais apreenderam ainda mais dois revólveres, sendo um calibre 38 e outro calibre 32, cinco cartuchos, sendo três deflagrados e dois intactos e uma pick-up Ranger vermelha.

COLETIVA – No final da manhã desta sexta-feira o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Adriano Santos, o Subcomandante da Polícia Militar, coronel Amaro Júnior e o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, concederam entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o caso.

Adriano Santos acompanhou toda a operação durante a noite e madrugada e disse que com a prisão deles foi esclarecido outro crime de roubo praticado na residência de um defensor público do Estado ao longo desta semana. O crime vinha sendo investigado pela equipe do 1º DP.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Amaro Júnior enfatizou a integração entre as Polícias durante as buscas para localizar todos os integrantes da quadrilha. Elogiou a atuação dos policiais militares e disse que a segurança será reforçada em Boa Vista.

O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, destacou a importância da ação conjunta das duas Polícias de Roraima para obtenção de melhores resultados. Ele elogiou as equipes e disse que a resposta da Polícia precisa ser rápida e eficiente para o enfrentamento qualificado da criminalidade.

Segundo ele, a Polícia Civil está com várias frentes de investigações que podem levar à prisão de outros delinquentes integrantes da quadrilha e que todas as ramificações serão investigadas.

Destacou ainda que recebeu a missão do governador Chico Rodrigues de implantar em Roraima, a começar pela Capital, o Programa Ronda no Bairro e que está se empenhando, juntamente com sua equipe para colocar o projeto em funcionamento.

“Nós vamos fortalecer as nossas Polícias, tanto Civil quanto Militar, para um enfrentamento qualificado e eficaz da criminalidade. A nossa missão é levar a segurança ao cidadão e vamos trabalhar para que possamos aumentar a taxa de elucidação de crimes, ampliar o policiamento nas ruas por meio do Programa Ronda no Bairro e consequentemente aumentar a sensação de segurança do cidadão roraimense”, destacou.

 

Fotos: SESP