Um agente de trânsito para cada mil veículos. Essa é a recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)
Iguatu tem uma frota de 60 mil veículos, segundo os dados do IBGE(gráfico) e baixo número de agentes é agravante para o trânsito de Iguatu, além da falta de veículos para os servidores trabalhar, hoje a prefeitura disponibilizou apenas dois veículos Strada, com o slogan “A serviço do Demutran”. A falta de estrutura, logística, fardamento vem afetando os servidores e o trânsito no município.
Vale ressalta que a categoria “D” está praticamente insuficiente no Demutran.
Frota
Em 2014 a frota era de 41.552; em 2013 era de 38.214; em 2012 Iguatu possuía 35.121; em 2011 (31.390); em 2010 (26.868) e 2009 (22.715).
Efetivo
O efetivo do Demutran é de apenas 25 agentes e oito motoristas, para minimizar a situação seria no mínimo de 45 agentes, o ideal é que a gestão convoque os aprovados no concurso de 2013, inclusive muitos decidiram pelo ingresso de um mandado de segurança na Justiça.
Competência
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
XII – estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito
Mobilidade reduzida
Apesar de existirem legislações que determinam a acessibilidade nos espaços urbanos e estabelecem especificações para calçadas – Lei Federal 10.098/2000.
Calçadas irregulares, desniveladas, buracos e obstáculos é rotina para quem circula por algumas calçadas de Iguatu é ate destruídas dificultam a travessia de pedestres, bastam alguns passos de caminhada pela cidade que a dificuldade de locomoção aparece. A dificuldade de locomoção é ainda maior para quem usa cadeira de rodas porque mesmo nos pontos em que há rampas, elas estão interditadas por veículos e algumas inclinadas representando um risco.
De acordo com relatos de pedestres, a situação é frequente e, devido à obstrução do passeio público, os pedestres são obrigados a se arriscar pelo meio da rua. Diversas motos podem ser visto estacionadas impedido a passagem dos pedestres.
O povo reclama
O trânsito é uma questão que mexe com a vida de todo mundo. E há uma carência na questão da fiscalização
A bagunça grande que vejo diariamente é ali na frente do mercado público.
Hoje pela manhã o Demutran estava apreendendo 2 cinquentinha que estavam estacionadas lá na praça da matriz.
Se fosse um carro de luxo, duvido se eles teriam recolhido!
Tem é motos em vagas de carro
Infelizmente a falta de educação também está presente no trânsito. É preciso uma fiscalização mais sólida!
Iguatu cidade de um novo tempo. A omissão do Poder Público em ordenar o trânsito somado à falta de educação dos motoqueiros causa isso daí, ou seja, sofre o pedestre que fica impedido de transitar livremente nos logradouros públicos e sofre o motorista do carro que fica sem poder estacionar.
Cadê as campanhas educativas
Trabalho nas escolas: Uma das conquistas que poderiam ser alcançadas com um número maior de agentes seria um trabalho mais intenso junto às escolas, tanto para travessias na entrada e saída como em campanhas educativas com alunos.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro