A Associação Cultural e de Desenvolvimento Social dos Povos Ciganos do Brasil-ABECC, solicita que através do diálogo, da valorização, dignidade e respeito possa construí verdadeiras políticas públicas afirmativas, que busque a valorização da história e da cultura dos Povos Ciganos.
A data
Esta data 8 de abril foi institucionalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando foi realizado, em 1971, em Orpington (Inglaterra), o primeiro encontro internacional de ciganos, chamado I Congresso Mundial Romani.
O objetivo
O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade.
Neste dia realizam-se atividades em Portugal, como exposições de fotografia sobre a cultura cigana e tertúlias sobre a sua integração.
Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho.
Parabéns!!
Autor: Ascom com informações.