ABECC emiti Nota de Pesar e Solidariedade para as quatros crianças mortas em Blumenau

346

A Associação Beneficente Cultural e de Desenvolvimento Social dos Povos Ciganos do Brasil-ABECC, manifesta o seu pesar, bem como a sua solidariedade aos familiares e amigos, das quatro crianças que foram mortas após homem invadir o Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na manhã desta quarta-feira (5/04).

Outras quatro crianças também ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Segundo a unidade, elas têm entre 0 a 2 anos.

Foi criado um clima de ódio nas escolas deste país, a escola e os educadores viraram alvo no período recente da história. Foram 9 atentados realizados desde 2011 em unidades de ensino em todo o país, sendo o massacre de Realengo (RJ) o mais fatal, com 12 mortes.

O enterro

O enterro das quatro crianças assassinadas em Blumenau/SC, ocorre nesta quinta-feira, (6/04), em horários que vão das 10h até as 14h. Três vítimas são veladas em cemitério no centro da cidade, enquanto uma quarta será sepultada na região de Salto Norte. Só no primeiro local, a estimativa é de que mais 2 mil pessoas compareçam para prestar homenagens. No velório, o clima era de desolação.

 

Nota

Diante da tragédia, seguimos acreditando que as ações desenvolvidas pelas autoridades, no sentido de evitar maiores perdas de vidas, sabemos o quanto a Educação pode fazer pela dignidade humana e pelo bem-estar social, o que inclui maior e melhor segurança para cidadãos e policiais, e esta tragédia, em que pese nossa dor, nos estimula para seguirmos em nossa luta por uma educação de qualidade, humanista e que tenha segurança para os alunos, professores e servidores das unidades de  ensino.

É com o mais profundo pesar que prestamos as condolências aos familiares e amigos das quatro crianças mortas.

A perda violenta de um filho é uma dor difícil de ser confortada, essa tragédia não é uma questão somente de Blumenau, mas sim uma questão nacional. Escola é ambiente de crescimento, amizade e construção do futuro.

Conclamamos a todos os fiéis de nossa que se unam em oração por todos os envolvidos nesta tragédia, bem como a solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

Quem são as vítimas:

Bernardo Cunha Machado, de 5 anos

Bernardo Pabst da Cunha, 4 anos

Larissa Maia Toldo, 7 anos

Enzo Marchesin, de 4 anos

Autor: Ascom/ABECC