Conforme o oficio n° 055/RBPC/DEP/RJ, de 15 de agosto de 2025, para o deputado estadual do Rio de Janeiro Átila Nunes (PSD/RJ) , Assunto: Projeto: Institui o dia estadual da mulher Cigana do Rio de Janeiro/RJ, homenageando a líder cigana Mirian Stanescon Batuli faleceu em 7 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro.
O presidente da Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) e Coordenador do Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do Ceará, cigano Rogério Ribeiro ,destaca a importância do apoio do deputado Átila Nunes, a essa justa homenagem, onde sempre defende os interesses dos povos e comunidades tradicionais do Rio de Janeiro. Mirian Stanescon Batuli, foi uma Cigana do clã Kalderash, nascida no estado do Rio de Janeiro, é um marco da luta e resistência das mulheres ciganas contra o racismo, o preconceito e a desigualdade socioeconômica” destaca o presidente da RBPC.
Infelizmente, as mulheres ciganas ainda é alvo de práticas racistas e discriminatórias além de estar, em sua maioria, em uma situação socioeconômica marginalizada, sendo as mulheres ciganas uma das que mais
sofrem desigualdade no Brasil. As mulheres ciganas estão sujeitas a outras vulnerabilidades relacionadas ao acesso à educação, à saúde, a espaços institucionais, situações de violência, dentre outras.

O Coordenador Estadual da RBPC no Rio de Janeiro, o calon Mucio Handam, está acompanhando de perto os trâmites do PROJETO DE LEI Nº 6752/2025, “Quero agradece ao deputado Átila Nunes e toda sua equipe pela presteza em receber o projeto dia estadual da mulher Cigana do Rio de Janeiro/RJ, homenageando nossa querida Mirian Stanescon, acreditamos que este importante projeto será aprovado em 2026, para a alegria da RBPC, da família e dos amigos da Mirian” disse Handam.
Breve currículo
A líder cigana Mirian Stanescon Batuli faleceu em 7 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro. Cigana Mirian Stanescon, figura importante que inspirou a personagem Dara na novela “Explode Coração”, faleceu 6 setembro de 2022, aos 73 anos, em uma terça-feira, sendo lembrada por seu trabalho como advogada e ativista pelos direitos ciganos, deixando um grande legado e sendo uma das primeiras ciganas a cursar faculdade no Brasil. Dia 27 de Setembro, era o dia do aniversário da nossa eterna e saudosa rainha Mirian Stanescon. Ela fazia jus ao dia que nasceu. O dia que era bem a cara dela: Dia de São Cosme e Damião.

Legado e Carreira
- Pioneirismo: Foi a primeira mulher cigana a se formar em um curso superior no Brasil (Direito) e fundou o primeiro templo de Santa Sara Kali na América Latina.
- Inspiração na Ficção: Sua trajetória de vida e luta contra tradições restritivas inspiraram a criação da personagem Dara, interpretada por Tereza Seiblitz na novela Explode Coração (1995), da TV Globo.
- Ativismo: Dedicou sua vida ao combate ao preconceito e à defesa dos direitos e da autoestima do povo cigano.
- Cultura: Foi autora de livros sobre tradições ciganas e promoveu eventos culturais e religiosos de grande relevância, como a festa anual em homenagem a Santa Sara Kali no Arpoador.
Em 2024 e 2025, sua memória continua sendo celebrada por sua família e seguidores como a “saudosa rainha” do povo cigano no Brasil
Autor: RBPC com informações/Fotos: divulgação











