Consolidado como o Maior São João do Planeta, o São João de Maracanaú completa 20 anos em 2025. Com o tema “No Ceará é Assim”.
O São João de Maracanaú é uma festa cultural tradicional, e celebra 20 anos de tradição com grandes nomes da música nordestina e de todo o Brasil, trazendo o forró e outros ritmos para o palco. O evento acontece entre os dias 6 e 29 de junho, no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo, na Av. Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, próximo ao Campus do IFCE.
A Rede Brasileira dos Povos Ciganos- RBPC através da RAACEM – Rede de Artesãos de Caucaia com foco de fortalecer e engrandecer cada vez mais o artesanato de município, marcou presença do sábado (7/06) e no domingo (8/06).
A RBPC apresentou alguns artesanatos cigano, através da cigana Kassandra, com apoio da Prefeitura de Caucaia presente no São João de Maracanaú, com um estande próprio que exibe o melhor da cultura e do turismo do município, tem como objetivo divulgar Caucaia para um público amplo, valorizando suas tradições, belezas naturais e identidade local.
De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, “O estado do Ceará vive o seu melhor momento cultural, esse é um fato comprovado, exemplos é esse gigantesco evento, São João de Maracanaú, e nessa sequência, Os Povos do Mar e Herança Nativa/SESC-Fercomércio, e com o nosso artesanato cigano, dança, música, culinária e a cartomancia dos Povos Ciganos não seria diferente” lembrou o presidente
Para a Cigana Kassandra o São João de Maracanaú tem uma importância cultural e econômica, “Também um momento de troca de experiências com outros artesãos, contribui para o desenvolvimento das comunidades e para a geração de renda. Somos gratos a RAACEM e a prefeitura de Caucaia pelo apoio” destacou a cigana Kassandra.
Artesanato
O artesanato está tendo uma presença marcante no São João de Maracanaú 2025, com uma programação variada com música ao vivo, quadrilhas juninas, comidas típicas e, claro, a presença do artesanato local e regional.
O São João de Maracanaú é um evento tradicional que celebra a cultura nordestina, e o artesanato faz parte fundamental dessa celebração. Espera-se que, mais uma vez, o evento seja um palco para a exposição e venda de produtos artesanais, como peças de cerâmica, tecelagem, madeira e muito mais.
Confira as atrações confirmadas:
- 6 de junho – Bell Marques, Xand Avião, Felipe Amorim e WAWA;
- 7 de junho – Léo Santana, Taty Girl, Vicente Nery e Débora Lee;
- 13 de junho – Wesley Safadão, Natanzinho, Waldonys e Japinha;
- 14 de junho – Leonardo, Henry Freitas, Zé Vaqueiro e Tito;
- 18 de junho – Nattan, Mari Fernandes, Léo Foguete e Deávele Santos;
- 20 de junho – Maiara & Maraisa, Zé Cantor, Lagosta Bronzeada, Netto & Henrique e Núzio Medeiros;
- 27 de junho – Jorge & Mateus, Seu Desejo, Litto Lins e Matheus Fernandes;
- 28 de junho – Simone Mendes, Toca do Vale e Lazzaro Gamma.
Os Festivais de Quadrilhas Juninas também prometem agitar a programação do São João de Maracanaú 2025. Ao todo, 250 quadrilhas juninas de diversas regiões do Ceará e de outros estados do Nordeste se apresentarão no Quadrilhódromo, um espaço com arquibancada para três mil pessoas, projetado especialmente para valorizar o espetáculo das quadrilhas em sete grandes festivais.
Veja a programação:
- 6 a 10 de Junho – Arraiá da Tradição (Escolas Municipais);
- 10 a 15 de Junho – Festival Jangadeiro Junino;
- 16 a 17 de Junho – Festival Estadual;
- 18 a 20 de Junho – Festival Arraiá do Ceará (Sistema Verdes Mares);
- 21 a 27 de Junho – Festival Estadual;
- 23 de Junho – 38º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de Maracanaú;
- 28 a 29 de Junho – Festival Interestadual.
Autor/Fotos: Ascom RBPC