Na manhã desta segunda-feira (16/12), a Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, marcou presença no evento, com a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O encontro
O encontro destacou parcerias entre o Governo Federal e o Governo do Ceará para fortalecer a gestão pública e promover a inclusão social, especialmente com foco em igualdade de gênero e qualificação dos servidores, proporcionando avanços nas áreas da administração pública, defesa das mulheres e gestão de imóveis públicos, em ação integrada com o Governo do Ceará.
Certificado e documento
A Ministra Esther Dweck sinalizou que irá olhar com carinho para as demandas apresentadas e fará tudo que for possível para ajudar dentro do que for permitido dentro da Lei, e agradeceu a homenagem
O certificado amiga dos Povos Ciganos em reconhecimento, parceria e apoio prestado junto a SPU.
O documento também apresentou reivindicações específicas, áreas para a instalação e funcionamento dos circos e parques itinerantes, bem como à promoção das famílias ciganas e circense, trupes e associações artísticas. Implantação do projeto “Moradia Digna Povos Ciganos” MDPC.
Apresentação Cultura
Durante o evento a RBPC através das ciganas Kassandra e Shoraya apresentaram momento cultural com a dança cigana e a viola cigana com a dupla Cigano Dirceu e Cigano Ataliba para o encanto da plateia presente e das autoridades.
RBPC
Além do Presidente da RBPC, cigano Rogério, também se fez presente, a vice-presidente, cigana Shoraya Guerra, os coordenadores de cultura e lazer, cigano Dirceu Ferreira e cigano Ataliba Ferreira e o secretário da RBPC, o calon Cosme Damião.
Presença
Participaram também da solenidade a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará; Alexandre Cialdini; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Sandra Monteiro; o superintendente do Patrimônio da União no Ceará; Fábio Galvão; a defensora geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas; o presidente da Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; o superintendente do Trabalho no Ceará, Carlos Pimentel; o superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho; entre outros.
Autor: Ascom RBPC/Fotos: divulgação