Na manhã desta quarta-feira (11/06), a Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, encaminhou para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o projeto CNH da Gente- Povos Ciganos da Bahia, visa facilitar o acesso à habilitação para os Povos Ciganos da Bahia em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
De acordo com o idealizador da proposta e presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, “A primeira CNH é um sonho de todas as pessoas, e os ciganos (as) fazem parte desse sonho, com a implantação do “Projeto CNH da Gente- Povos Ciganos da Bahia”, o governo do estado da Bahia incentiva outros estados a fazer o mesmo, formar, qualificar, habilitar profissionalmente os Povos Ciganos para o mercado de trabalho e para terem comportamentos seguros no trânsito” destacou.
RBPC/BA
A coordenação estadual da RBPC/BA, através da Calin Ely Macedo, e juntamente com todas as coordenações, municipal, regional e de políticas públicas, vão fazer os cadastros nas comunidades ciganas da Bahia.
A iniciativa oferece acesso gratuito à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os ciganos (as) beneficiados (as). Para participar, os interessados devem atender a critérios como:
- ter mais de 18 anos;
- saber ler e escrever;
- morar na Bahia.
O programa “CNH da Gente” é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado.
Autor/Fotos; Ascom RBPC