Frente ao autoritarismo e à afronta internacional, nossa voz é de resistência.
A Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) vem a público expressar total solidariedade ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, figura central na defesa da democracia brasileira, alvo recente de ataques graves e inaceitáveis proferidos pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
É alarmante e vergonhoso que um chefe de Estado estrangeiro, ocupando o mais alto cargo da nação americana, se utilize de um discurso ofensivo, autoritário e absolutamente desinformado para atacar um magistrado brasileiro. A postura de Trump, repleta de delírios conspiratórios, revela não apenas desrespeito ao Brasil, mas uma tentativa clara de interferência política indevida em assuntos soberanos de nossa nação.
O ministro Alexandre de Moraes tem se destacado como um dos pilares na preservação do Estado Democrático de Direito, enfrentando bravamente milícias digitais, ameaças golpistas e campanhas de desinformação. Seu trabalho tem sido reconhecido não apenas no Brasil, mas por democracias do mundo inteiro que ainda prezam pela justiça e pela verdade.
As declarações de Trump contra o ministro são mais um capítulo da escalada autoritária e populista que busca enfraquecer instituições democráticas em benefício de interesses pessoais e de grupos extremistas. Não aceitaremos calados. Não aceitaremos que insultem nossas autoridades comprometidas com a Constituição.
Novas sanções contra o Ministro Alexandre de Moraes é alvo de uma lei aplicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos EUA. A decisão do governo americano não tem precedentes para instituições de um país democrático, dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de ‘pena de morte financeira’. Governo Trump já havia ameaçado aplicar a lei contra Moraes.
Ministro Moraes, o senhor representa a firmeza necessária diante da barbárie. E não está sozinho.
Com respeito, honra e resistência,
RBPC – Rede Brasileira dos Povos Ciganos
Em defesa da soberania brasileira, da justiça e da verdade.