A RBPC apresenta projeto “Povos Ciganos nas Escolas” através da cultura

177

Na manhã desta terça-feira (19/08), a Rede Brasileira dos Povos Ciganos- RBPC, através da coordenação de cultura apresentou o projeto-piloto “Povos Ciganos nas Escolas” através da cultura, na Escola João Frederico Ferreira Gomes, no bairro Genibaú/ Fortaleza. Com muita alegria de levar às escolas um momento especial de conhecimento e valorização da cultura cigana.

Na ocasião o presidente da RBPC, Cigano Rogério Ribeiro e a cigana Kassandra, apresentaram o projeto, através de palestras educativas, apresentações de músicas e dança cigana, buscamos mostrar às crianças a riqueza dessa cultura milenar que atravessa gerações e continua viva em cada canto do Brasil, também tece visitas nas salas de aulas.

De acordo com cigano Rogério Ribeiro, “A cultura cigana é um patrimônio da humanidade, e levá-la às escolas é plantar sementes de respeito e diálogo que florescerão no futuro” destaca o presidente da RBPC.

Nosso objetivo é abrir portas para que as novas gerações cresçam com mais consciência, respeito e encantamento diante da pluralidade cultural que forma o Brasil.

Para a cigana Kassandra “Os projetos culturais podem contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de transformar a sociedade” disse.

A RBPC, agradece a diretora da unidade, professora Vivian Araújo, a coordenadora pedagógica, Jodelle Siqueira, os alunos, a professora Patrícia Matos, todas as educadoras e os servidores, pelo carinho, respeito e receptividade.

  Breve resumo

 Nos encontros, os alunos terão a oportunidade de:

Conhecer a história e tradições dos Povos Ciganos (calon, Sinti e Rom)

Aprender sobre o valor da família, da música, da dança, do artesanato, da culinária, da cartomancia e da oralidade na preservação da identidade cigana;

Vivenciar a arte da dança cigana, cheia de cores, movimentos e significados;

Compreender a importância do respeito à diversidade cultural.

Visa integrar atividades culturais dos Povos Ciganos, promovendo a diversidade cultural e o acesso à arte e cultura pelos alunos.

  • Promoção da diversidade e inclusão:

Combater preconceitos, valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão social.

  • Desenvolvimento integral dos alunos:

Os projetos culturais contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural dos alunos.

  • Melhora do desempenho escolar:

O envolvimento com a arte e a cultura pode melhorar o desempenho dos alunos em outras áreas do conhecimento.

Autor: Ascom RBPC/Fotos: Unidade