A bandeira do MTST/RR é forte: Governo cumpri acordo e acomoda provisoriamente as famílias

1000

A coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima/MTST/RR, correndo contra o tempo, tiveram uma rodada de negociações.

Na manhã desta quarta-feira (05/06) a coordenação do MTST/RR e dezenas de famílias do Acampamento Augusto Mariano, estiveram na Assembleia Legislativa de Roraima-ALE/RR, na ocasião receberam apoio irrestrito do deputado estadual Ivo Som (PTN).

Nesta reunião, após exporem mais uma vez sua situação, a coordenação ouviu o posicionamento dos representantes do governo estadual. 

Depois da sessão ordinária na ALE/RR, a coordenação do MTST/RR e seu advogado Marcio Patrick reuniram-se no escritório do consultor e articulador do governo do estado de Roraima, Ricardo Matos, na ocasião a coordenação cobrou as promessas da CODESAIMA e pediu agilidade para resolver o remanejamento das famílias do acampamento Augusto Mariano, uma vez que o prazo está terminando, Ricardo Matos, foi taxativo. ”Não podemos parar de pensar em soluções. Não pode acontecer o que aconteceu, a ex gestão da prefeitura e a SPU fizeram o remanejamento das famílias que estavam na Praça do Centro cívico para o local em questão” lembrou Matos. O consultor sugeriu que as famílias fossem para uma área do Mafir(matadouro frigorífico de Roraima), depois do posto rodoviário da Policia Federal sentido Manaus, ele não concorda que as famílias ocupem a área em negociação, que fica no bairro Equatorial, alegando um confronto social e a falta de estrutura da área.

A coordenação do MTST/RR identificou uma área nas proximidades do Monte das Oliveiras que atenderia as famílias, diante dessa informação, o presidente da CODESAIMA, José Reinaldo Pereira da Silva, concordou, pois a área é institucional e de imediato mandou uma máquina começar o serviço de limpeza.

O deputado estadual Ivo Som, o presidente da CODESAIMA, José Reinaldo e Ricardo Matos tiveram in loco. “O governador Anchieta determinou total apoio a essas famílias. Os maquinários estão fazendo a limpeza, vamos disponibilizar caminhão para carregar toda mudança das famílias, enfim dar todo o suporte a essas pessoas” disse Zé Reinaldo. “Eu tinha certeza que a fé dessas pessoas e o compromisso do governador Anchieta não iriam deixar essas famílias desamparadas” disse Ivo Som.

Vale lembrar que essa ocupação é provisória conforme acordo assinado entre a CODESAIMA e o MTST/RR.  A presidente do MTST/RR, Maria Ferraz. “A vitória mesmo sendo provisória é nossa, de manhã estávamos chorando, agora estamos aliviados”.

Remanejamento

As famílias do acampamento Augusto Mariano terão que deixar a área por uma determinação judicial, a reintegração de posse começa a partir das 8 horas de sexta-feira (O7/06).

Ascom/MTST/RR/Fotos: Yan Renato.