Três médicos cubanos reforçam a saúde no Amajari

711

cubanos“Três médicos cubanos, sendo duas médicas e um médico, estão de malas prontas para atender a população amajariense”.

Os profissionais da medicina preventiva foram recebidos nesta quarta-feira (04/12), em Boa Vista pela Secretária de Saúde do Município de Amajari, Iracélia Maria de Oliveira Sampaio, que deu-lhes às boas-vindas em nome do prefeito municipal de Amajari, Moacir Mota (PR) e da Primeira-dama Gleyce Moraes. Que por motivo de força maior estavam ausentes resolvendo problemas pertinentes à gestão do município.

Durante a próxima semana, os profissionais vão conhecer as unidades de saúde e demais serviços de saúde onde irão trabalhar, além dos hábitos da população e as doenças mais comuns em cada região. Segundo a secretária de saúde de Amajari, Iracelia Maria, os médicos cubanos vão atuar em toda a região. O contrato estabelecido pelo Mais Médicos é de três anos. “Com esse reforço vamos poder atender toda a região do Amajari, tudo isso graças ao esforço do prefeito Moacir Mota, que fez uma articulação e conseguiu trazer três médicos, a, princípio era apenas um médico, quem ganha é a população. Eu acho que é importante haverem médicos, não importa qual é sua nacionalidade, o que realmente importa é que a população tenha assistência médica” lembrou a secretária.

De acordo com o prefeito Moacir Mota. “Estamos vivendo um momento histórico. A saúde, do ponto de vista da atenção primária vai ser incrementada de uma forma muito importante no nosso município, com qualidade. Esses médicos vão se inserir nas equipes que já existem em Amajari e certamente vamos ter em um curto espaço de tempo melhorias significativas” destacou Mota.

A médica cubana, Katia Roncol Barreto, 34 anos, aproveitou a oportunidade para agradecer a acolhida. Citou a importância de compreender a cultura local para realizar o trabalho com empenho, profissionalismo, ética e humanismo.

O médico Rolando Frimeta Seoane, 42 anos, acredita estar contribuíndo para ajudar os brasileiros em especial os amajarienses. “A importância que tem esse programa é muito grande porque tem como objetivo ajudar o povo brasileiro, principalmente os que mais precisam”, disse·.

A médica Yusmara Ricardo, 34 anos. “Nós trabalhamos muito e estamos prontos para ajudar a comunidade do Amajari. Nós, médicos de Cuba, estamos muito orgulhosos de poder trabalhar aqui, para ajudar a população do Brasil e do Amajari, para diminuir a mortalidade de muitas doenças. Estou muito emocionada, muito orgulhosa, muito feliz” disse Yusmara.

 

Médicos estão sendo capacitados

Os médicos que vão atuar no estado de Roraima estão tendo aulas com conteúdo relacionado à legislação do Sistema de Saúde brasileiro, funcionamento e atribuições do SUS, especialmente da atenção básica em saúde, e Língua Portuguesa. Esta semana, esta sendo aplicada avaliação para testar os conhecimentos em Língua Portuguesa em situações cotidianas da prática médica no Brasil e durante a execução do módulo.


Sobre o Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

Ascom: Prefeitura Municipal de Amajari