Dengue – Prefeitura entrega motocicletas para Programa de Controle a doença

663

dengueA Prefeitura de Boa Vista tem intensificado as ações de combate ao mosquito da dengue nos últimos meses. Para reforçar ainda mais o controle da doença, o Município vai entregar 15 motocicletas novas para a Coordenação de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A solenidade será nesta sexta-feira (22), às 15h, no pátio do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Centenário, nº 468.

As motos de marca Shineray XY, 150 cilindradas, foram adquiridas pela SMSA e equipadas com itens obrigatórios de proteção do condutor: a antena “corta pipa”, onde o corpo e o pescoço do motociclista ficam protegidos de linhas com cerol e o “mata cachorro”, uma estrutura de metal que protege as pernas. Os veículos serão utilizados pelos supervisores de combate a doença, no trabalho de monitoramento e supervisão na vistoria de criadouros do mosquito, em casas e estabelecimentos comerciais.

De acordo com dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, os bairros de maior risco para transmissão da dengue são Calungá, Buritis, Jardim Caranã, União e Santa Luzia. No primeiro semestre deste ano, 958 casos foram notificados, mas apenas 162 confirmados. “Estamos trabalhando constantemente com ações pontuais de limpeza na cidade, ruas e bairros, para combater a proliferação do mosquito, e essas motocicletas são essenciais para a realização do trabalho dos agentes em campo”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, a Prefeitura vem trabalhando nos principais focos de infestação que são as residências, pneus, depósitos de água e de plantas, entre outros. “Diariamente agentes de endemias do Município realizam visitas domiciliares, orientando a população a manterem os quintais limpos e acondicionarem de forma adequada o seu lixo domiciliar. Além disso, são feitas aplicações de inseticida nas residências e quarteirões dos bairros da cidade”, afirmou.