Ivo Som: “O fim do voto secreto vai dar mais transparência aos trabalhos do Legislativo”
Mais uma vez, o deputado Ivo Som (PTN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 14, para pedir celeridade no processo de apreciação e votação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de sua autoria que trata sobre o fim do voto secreto entre os parlamentares.
Ao justificar a importância da proposição, Ivo Som apresentou aos pares, matérias jornalistas de repercussão nacional sobre o assunto. “Recentemente a Câmara Federal aprovou em 1º e 2º turnos com uma votação expressiva de 452 parlamentares favoráveis a aprovação dessa PEC. Vale lembrar que o Senado também já aprovou em 1º turno e a pretensão é colocar a proposição para votação na próxima semana”, informou.
O deputado encerrou o discurso solicitando a Casa que coloque a matéria para que seja votada em sessão ordinária na próxima terça-feira, 19. “A minha matéria já teve a assinatura favorável de 21 deputados e está na hora de entrar em pauta para votação. Para se ter uma ideia, as Assembleias do Amazonas, de Minas Gerais e de mais nove estados da federação já confirmaram o fim do voto secreto. Desta forma estaremos trabalhando ao lado da democracia”, explica Ivo Som, afirmando que seu nome é divulgado pela mídia nacional por ser um dos pioneiros em favor da causa.
O deputado, Joaquim Ruiz (PTN) se mostrou favorável a matéria, porém pediu que a mesma fosse analisada com cautela. “Sou uma pessoa que acredito ser importante o voto aberto, mas se formos analisar, o Partido dos Trabalhadores (PT) tem o grupo de parlamentares no Congresso Nacional, e por uma questão de fidelidade eles se sentirão na obrigação de aprovar um pacote de matérias que visem a prejudicar a população brasileira. Então temos que tomar muito cuidado ao aprovarmos essa Proposta”, alerta.
O deputado Jânio Xingu (PSL) se mostrou desfavorável a PEC, por acreditar que a mesma ocasionará ‘o desequilíbrio’ dos poderes.
Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano