Programa Saúde da Família está sendo fortalecido pela Prefeitura

691

saude da familia Em reunião com funcionários da unidade de saúde Sílvio Botelho, no bairro dos Estados, a prefeita Teresa Surita anunciou as medidas que estão sendo tomadas para melhorar o trabalho dos ACS (Agente Comunitário de Saúde), fundamentais para a saúde preventiva. Estão sendo adquiridos tablets, bicicletas e um kit composto por bolsa, material de trabalho e protetor solar, que irão facilitar a ação de tais profissionais e garantir um atendimento com mais qualidade aos usuários.

Outras medidas voltadas ao fortalecimento da Saúde da Família foram a contratação de 57 médicos para que todas a 55 equipes do programa contem com médicos e chamamento de enfermeiros aprovados no último concurso público. Além disso, nos próximos meses será realizado processo seletivo para contratação de ACS, ação que vai ampliar o número destes profissionais de cerca de 200 para aproximadamente 400.

Esta é a quinta reunião realizada entre a prefeita, secretário de Saúde, Marcelo Lopes, e funcionários de unidades básicas. Asa Branca, Cambará, Conjunto Cidadão e Sayonara Licarião Matos, no bairro Senador Hélio Campos, já receberam os encontros. Até o fim deste ano, serão feitas reuniões nos 32 postos. O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas para melhorar a saúde e debater com os servidores soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia.

“Estamos ampliando ainda mais o diálogo com quem está na ponta, atendendo a população que mais precisa. Nessas conversas, identificamos problemas, que fazem parte da rotina dos funcionários, que nem sempre chegam até nós. Avançamos nesses primeiros 10 meses de gestão e tenho certeza de que em conjunto com os servidores vamos voltar a ser referência na região Norte no atendimento de saúde”, explicou Teresa.

A auxiliar operacional de serviços diversos, Raquel Carneiro, funcionária da unidade há 16 anos, explicou que a conversa foi favorável, pois possibilitou a exposição dos problemas e das respostas a serem dadas a eles. “Devem haver mais vezes reuniões como essas, pois há informações que não chegam à prefeita e ao secretário de Saúde. Ações deste tipo melhoram nosso trabalho, a convivência entre os funcionários e o atendimento à população”, afirmou ela.

Secom: PMBV