UERR – Comissão Especial da ALE aprova nome de nova reitora

893

Sabatina da pro- Reitora Patricia Castro Fotos_ Hisraufre Emiliano (5) Membros da comissão durante sabatina da reitora da UERR

A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) sabatinou e aprovou a indicação da Profa. Dra. Patrícia Macedo de Castro para ocupar o cargo de reitora Pró-Tempore da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). A sabatina foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23, na Sala de Reuniões.

Após a sabatina, que durou cerca de duas horas, os membros da comissão composta pelos deputados Angela Águida Portella (PSC), Flamarion Portella (PTC), Ionilson Sampaio (PSB), Joaquim Ruiz (PV) e Dhiego Coelho (PSL), aprovaram o nome de Patrícia. Caberá agora ao plenário do Poder Legislativo votar a aprovação final.

A reitora foi questionada sobre diversos temas. Entre eles, a revisão dos cursos ofertados pela instituição. O deputado Joaquim Ruiz, presidente da Comissão de Educação, disse que alguns devem ser repensados. Ele cita os cursos de Segurança Pública, Agronomia no sul do Estado, uma vez que já é ofertado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) e pela Univirr (Universidade Virtual de Roraima) e o curso de pedagogia que já existe em todos os municípios.

“E nós não temos um curso de medicina que tem mercado de trabalho. Eu acho que a função da nossa universidade estadual é buscar as coisas que estão faltando no nosso estado na área da educação. Tem curso na universidade como Comércio Exterior que começa do nada e vai a lugar nenhum”, criticou Ruiz.

Em resposta, a professora Patrícia informou que o trabalho dela buscará o fortalecimento da UERR, do ensino, da pesquisa e da extensão. “Dos Campi no interior e das vocações regionais. Alguns cursos serão reestruturados. É um processo que começa agora, mas que ainda levará um tempo, uma vez que os cursos abertos precisam ser encerrados”, explicou.

Durante a sabatina, o deputado Flamarion Portella reforçou a ideia de Ruiz que sugeriu a junção da Uerr e Univirr com o objetivo de reduzir gastos. Os parlamentarem também recomendam que a Casa do Estudante passe a ser coordenada pela Uerr. Atualmente, o prédio é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação.

Patrícia explicou que a UERR possui seis Campi, 23 cursos de graduação e 4.914 estudantes de graduação e pós-graduação. O quadro de servidores é formado por 232 professores, sendo 164 efetivos, 20 cedidos e 48 temporários. Desses professores, 31 são doutores, 102 mestres e 99 especialistas. Os servidores técnicos são 181.

A Profa. Dra. Patrícia Macedo de Castro, 45 anos, é natural de Petrópolis – RJ, formada em Biologia. Trabalha há sete anos na UERR como servidora concursada.

Secom/ALE/ Foto: H. Emiliano