Raposa Serra do Sol – Julgamento no STF é discutido na tribuna por Ivo Som

737

_Dp_-2 Deputado Ivo Som

O julgamento dos embargos declaratórios que tratam da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol no STF (Supremo Tribunal Federal) foi tema do discurso do deputado Ivo Som (PTN) na sessão plenária desta quarta-feira, 23. Na tribuna, o parlamentar externou preocupação sobre o assunto que se encontra na pauta de votação da corte.

“Acompanhei tudo pela TV Justiça e também nos jornais locais o desenrolar dos fatos e muito me preocupa. Desde o início da questão, em 2009, presenciamos os prejuízos incontáveis que o Estado passa desde então. Tudo isso foi um afronta para Roraima”, lamentou. “No entanto, acredito que nos será dada uma chance para a justiça rever as condições da demarcação”, analisou.

Ivo Som relatou as condições precárias em que as famílias vivem atualmente, sem trabalho e desassistidas pelo órgão responsável. Ao final de seu discurso, o parlamentar fez apelo à bancada federal de Roraima, no intuito de acompanhar atentamente o julgamento e discussões sobre as demarcações. “Temos que rever essa situação no STF, pois é lamentável a realidade dessas famílias”, criticou.

Julgamento – O Supremo determinou várias condições a serem verificadas em todas as terras indígenas demarcadas no território nacional, com base na decisão da Raposa, porém essas condicionantes não foram expostas pelo parlamentar.

Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano