Os adolescentes do programa Menino do Dedo Verde estão sendo preparados pela Prefeitura de Boa Vista para que atuem como protagonistas, contribuindo para a preservação ambiental no município. Como parte da grade de atividades do programa, toda segunda-feira eles participam de oficinas de Educação Ambiental, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30 no Horto Municipal, localizado no Parque Anauá.
“O objetivo da prefeita Teresa Surita é formar esses adolescentes para que eles atuem como agentes ambientais e jovens empreendedores. O meio Ambiente é um tema que precisa ser trabalhado principalmente com este público, para que eles se tornem adultos responsáveis e desenvolvam ações ambientais que proporcionem melhorias significativas na comunidade”, disse a secretária municipal de Gestão Social, Tarciana Xavier.
Os alunos são orientados sobre o que é o meio ambiente, os benefícios que ele proporciona às pessoas quando bem cuidado, e trabalham na identificação dos problemas encontrados nos bairros em que moram, além de apontar soluções que melhorem a vida das pessoas através da preservação. Foram inseridas também na grade de atividades a produção de horta, além de artesanato de flores.
Raiandre Nascimento 15 anos, falou do aprendizado que pode ser utilizado no dia a dia. “São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Não jogar lixo em nossos rios, cuidar da limpeza do nosso ambiente, plantar árvores, flores, e preservar nossa natureza que é fundamental para nossa sobrevivência”, afirmou.
Programa – As atividades do programa Menino do Dedo Verde são realizadas de segunda à sexta-feira no Horto Municipal, e beneficiam 100 adolescentes, de 14 a 17 anos. Eles recebem bolsa mensal de R$ 180 para complementar a renda familiar, lanche, uniforme e vale-transporte.Na semana passada, os adolescentes iniciaram as aulas de informática, que são ministradas toda quinta-feira, além disso, todas as quartas-feiras eles recebem aulas de música.
Secom: PMBV