Cooperativa Unirenda é reformada e implantará Usina de Plástico

1732

reciclagemA Cooperativa de Amigos, Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Unirenda) está sendo totalmente reestruturada pela Prefeitura de Boa Vista para que as famílias possam trabalhar de forma regularizada e com segurança. Além da organização administrativa e do apoio técnico, a sede da Cooperativa será totalmente reformada e no local será implantada uma Usina de Plástico.

“Meu compromisso é que Boa Vista cumpra integralmente a Lei da Política de Nacional de Resíduos Sólidos, mas a nossa prioridade vai além disso. Queremos oferecer às famílias condições dignas de trabalho e todo o apoio para o seu desenvolvimento social e econômico. Com essas ações toda a sociedade será beneficiada e o nosso objetivo é que o município seja uma referência para o Brasil”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

A obra de reforma já começou e é resultado de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado Roraima (FIERR). O projeto inclui pintura, substituição de portas e janelas, adequação do espaço, melhoria das instalações elétricas e hidráulicas, recuperação das calçadas de proteção, entre outros serviços.

USINA – Após a conclusão da obra será implantada no local uma Usina de Plástico, que possibilitará o beneficiamento de garrafas PET e plástico duro, através de uma linha de limpeza, moagem e tratamento da água utilizada, gerando um beneficiamento do produto e um maior preço de mercado. A água utilizada no ciclo produtivo será tratada e reutilizada.A usina terá esteira, moinho, tanques, centrífuga, tanques de lavagens e fluxograma dos resíduos plásticos. A cooperativa trabalhará somente da etapa de separação até a secagem. Com a instalação desta Usina será possível beneficiar uma tonelada de plástico PET e plástico duro por hora.

AÇÕES – A má administração do Aterro e a falta de apoio à Cooperativa Unirenda nos últimos anos fez com que centenas de famílias voltassem a atuar como catadores de resíduos sólidos. Preocupada com essa situação, a prefeita Teresa Surita determinou que fosse feito no local um trabalho de referenciamento, assistência social e cadastramento dessas famílias na Cooperativa Unirenda.  Equipes de humanização da Secretaria Municipal de Gestão Social passaram a atuar diariamente no Aterro e já regularizaram a situação de 136 pessoas na Cooperativa. Com esta regularização, a Unirenda poderá receber agora os investimentos necessários e os equipamentos para o seu desenvolvimento.

Secom: PMBV/foto: Ilustrada