Um grupo de 48 estudantes de Boa Vista, eleito por voto direto nas escolas públicas da Capital, tomará posse como Deputados Jovens do programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A sessão solene de posse dos estudantes, eleição da Mesa Diretora e pronunciamento do presidente ocorrerão nesta terça-feira, 22, às 10h, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
Essa é a primeira edição do programa que selecionou jovens do ensino médio da rede estadual de ensino da Capital e que dá a esses estudantes, a oportunidade de vivenciar a jornada de trabalho dos deputados estaduais.
Essa experiência teve início no último final de semana. Durante o sábado e domingo (19 e 20 de outubro), na Escola do Legislativo, os estudantes participaram de uma palestra com a servidora de carreira da Assembleia Legislativa do Amazonas, Marlias Teotônio da Silva. Eles aprenderam sobre o funcionamento do Poder Legislativo e relatos da experiência juvenil no estado vizinho que está na sua sétima edição.
“Esses jovens já são líderes porque foram escolhidos em suas escolas. E o projeto Parlamento Jovem vem, além de possibilitar a experiência de viver o dia-a-dia dos deputados, também despertar esses jovens para o mundo da política. No Amazonas temos jovens que participaram do programa e hoje são vereadores em seus municípios”, afirmou Silva.
O jovem Lucas Moura Magalhães, 18 anos, da escola Maria dos Prazeres Mota, não descarta a ideia de, futuramente, seguir a carreira política. “Essa é uma experiência nova. Não tinha conhecimento de como funciona o trabalho dos deputados. Com o programa, aprendemos a importância dos parlamentares para a elaboração de leis e fiscalização do Poder Executivo. Quem sabe, um dia eu também não seja um representante do povo”, ressaltou.
Loreanne Rodrigues da Silva, 17 anos, da Escola Maria das Dores, disse que foi escolhida como Parlamentar Jovem porque ‘ouviu’ as necessidades dos alunos dentro da escola. “Procurei focar nisso e deu certo. Agora, espero sair daqui com uma experiência muito boa e possa repassar para os meus colegas tudo que aprendi”, destacou.
Conforme a coordenadora de Projetos Especiais da Escolegis, Maria Francisca Farias Castro, o programa Parlamento Jovem é composto por 24 deputados titulares e 24 suplentes. A seleção dos estudantes ocorreu em setembro passado e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TER) que cedeu às urnas eletrônicas para o processo de eleição dos Deputados Jovens.
“Cada jovem foi apadrinhado por um deputado oficial que está com o gabinete à disposição desse jovem. A ideia é trazê-los para a Assembleia Legislativa. Que eles voltem com outra perspectiva e desperte neles, o interesse pela política”, disse.
Na próxima edição, a intenção da ALE-RR é eleger Deputados Jovens nas escolas dos municípios do interior.
Vivência parlamentar – Na manhã desta segunda-feira, 21, os Deputados Jovens participam de um debate com os parlamentares oficiais e o cerimonial “Orientação de conduta parlamentar”. À tarde, haverá treinamento para a posse e eleição da Mesa Diretora, além da composição de chapa, no plenário Valério Magalhães, na ALE-RR.
Na terça-feira (21), os estudantes receberão as boas-vindas dos deputados oficiais. Em seguida, acontecerá sessão solene de posse com eleição da mesa, pronunciamento do presidente e dos parlamentares. A partir das 14h, serão instaladas as comissões técnicas permanentes e indicação dos membros. Também serão apresentados os regimentos das comissões técnicas parlamentares, atribuições comuns e especificas.
Na quarta-feira (23), os jovens participam da palestra “Minha carreira, meu sucesso”, com o professor Marcelo Nunes. Logo em seguida, eles aprendem como elaborar um Projeto de Lei e Lei Complementar.
No mesmo dia, a partir das 14h, os estudantes recebem orientações de como elaborar um Parecer. Haverá reunião das comissões e recebimento dos projetos de lei para elaboração do parecer no laboratório de informática.
No último dia da legislatura do Parlamento Jovem, 24 de outubro, Deputados Jovens participam de uma palestra com o Dr. José Maria (TRE-RR). Em seguida, haverá reunião das comissões técnicas para discussão e votação de parecer e deliberação de proposições. À tarde, entrega dos projetos.
Secom/ALE/ Foto: H. Emiliano