Policiais do NRRFVAT apreendem duas motocicletas furtadas em Boa Vista

916

Motocicleta apreendidaA equipe do Núcleo de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (NRRFVAT), apreendeu durante o dia de ontem, 17, duas motocicletas furtadas em Boa Vista.

As investigações vinham sendo coordenadas pelo delegado titular do NRRVAT, Alberto Correia de Oliveira Filho. Um dos veículos é uma Honda Fan 150, de cor preta, de placa NAW-5918, furtada no último dia 18. A vítima registrou ocorrência na Central de Flagrante e posteriormente foi ao NRRFVAT e pediu ajuda para localizá-la, apresentando os apelidos de dois homens suspeitos do crime.

Depois de investigações os policiais descobriram que o veículo estava escondido em uma residência na Rua Maracá, no bairro 13 de Setembro, onde reside Francisco de Almeida Costa Neto, 19, conhecido como “Neto”. O furto, segundo as investigações teria sido praticado por ele e um adolescente de 17 anos.

O suspeito reside com um tio que desconhecia que o veículo fosse furtado e autorizou a entrada dos policiais em sua casa. A motocicleta estava escondida no quarto de Neto e foi apreendida.

O acusado não estava no local, mas foi intimado a comparecer na Unidade Policial para prestar esclarecimentos sobre o veículo. Na manhã desta sexta-feira ele compareceu no NRRFVAT, foi interrogado e negou a participação no crime e disse que comprou o veículo de terceira pessoa, mas a Polícia tem testemunhas que o viram furtar a motocicleta.

Ele foi indiciado pelo crime de furto e vai responder ao procedimento em liberdade, uma vez que não foi preso em flagrante. O delegado disse que há informações de que Neto e o adolescente são integrantes de uma galera no bairro 13 de setembro e usuários de drogas e estariam praticando furtos para manter o vício,

A segunda motocicleta foi apreendida em uma residência no bairro Caranã. O veículo foi comprado por uma pessoa no Interior do Estado e ao tentar legalizá-lo descobriu que tinha restrição de furto ou roubo.

A pessoa procurou o NRRFVAT para informar o caso e se disponibilizou em entregar o veículo aos policiais. Estão sendo realizadas diligências para localizar o autor do furto.

 

ORIENTAÇÕES NA HORA DE COMPRAR UM VEÍCULO

O delegado Alberto Correia orienta as pessoas a adotarem algumas cautelas no momento em que for comprar veículos.

A primeira é que verifique se a pessoa que está vendendo o veículo é o proprietário documentado, cujos dados constas nos documentos.

A segunda é de que desconfie de procuração. “Não que o veículo não esteja regularizado, mas quando se trata de procuração é melhor acender a luz amarela, é bom ter cautela”, disse.

A terceira orientação é para que o cidadão “nunca” compre veículo alienado. “Se constar no documento do veículo alienação fiduciária ou arrendamento mercantil, não compre o veículo, pois é garantia do banco, da financeira e não pode ser vendido por força de Lei. A pessoa que vende pratica o crime de estelionato e a que compra pratica o crime de receptação”, disse.

Ainda segundo o delegado, vencidas essas etapas, a pessoa deve ir ao Departamento de Trânsito verificar se o veículo tem pendências administrativas e financeiras.

“Por exemplo, no DETRAN a pessoa vai saber se o veículo penhora por ordem judicial. Neste caso, não compre. Se o veículo tem multas, dívidas ou outras pendências. Peça que o vendedor regularize a situação para depois comprar o veículo”, orientou.

Finalmente, segundo o delegado, o vendedor do veículo e o comprador devem ir cartório. Com o proprietário documentado é preenchido o Documento Único de Transferência (DUT) assinado e reconhecida a firma.

Ele explica que a obrigação de quem vende é tirar uma cópia autenticada do DUT preenchido e informar ao Detran que vendeu o veículo. Caso o comprador, que tem o prazo de 30 dias não fizer a transferência, já constará no sistema do Detran que o veículo foi vendido e livra o vendedor de qualquer responsabilidades que envolva o veículo.

“A obrigação do comprador é transferir o veículo para o seu nome. Se a pessoa que pretende comprar um veículo adotar essas medidas, não terá dor de cabeça”, disse.

 Foto: NRRFVAT