Com o mote “Eu voto: eu me represento” e o slogan “Vem pra urna”, começou a ser veiculada nesta quarta-feira (16) nas emissoras de rádio e TV a Campanha do Jovem Eleitor. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa busca incentivar os jovens de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.
Para complementar as ações da campanha, será realizada de 21 a 25 de outubro a Semana do Jovem Eleitor. Para tirar o primeiro título, basta o jovem comparecer a um cartório eleitoral com um documento oficial com foto e comprovante de endereço. Os rapazes maiores de 18 anos devem apresentar Certificado de Alistamento Militar. No interior, todos os documentos devem ser acompanhados de cópia.
Em Boa Vista, em razão do recadastramento biométrico, não é necessário levar cópia dos documentos e haverá atendimento no horário das 8h às 17h30 na 1ª Zona Eleitoral (ZE), localizada na av. Santos Dumont, 760 – São Pedro, e na 5ª ZE, na av. Nazaré Filgueiras, 2077 – Pintolândia.
No interior, o expediente é diferenciado e vai funcionar das 8h às 15h, nas seguintes localidades: 2ª ZE, em Caracaraí; 3ª ZE, com sede em Alto Alegre, que compreende os municípios do Cantá, Normandia, e Bonfim; 4ª ZE, em São Luiz do Anauá, abrangendo ainda Caroebe e São João da Baliza; 6ª ZE, sediada em Mucajaí, que também inclui Iracema; 7ª ZE, situada em Pacaraima, que compreende os municípios de Amajari e Uiramutã; e 8ª ZE, instalada em Rorainópolis.
A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas da eleição.
Ascom: TRE-RR/Foto: Orib Ziedson