IX Conferência Estadual de Assistência Social é realizada em Boa Vista

866

conferenciaO Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), inicia nesta quarta-feira (16), a partir das 16h, a IX Conferência Estadual da Assistência Social. O evento, que segue até sexta-feira (18), será realizado do Espaço Cenarium, no bairro Paraviana.

Realizada a cada dois anos, a conferência tem como objetivo analisar os serviços e atendimentos oferecidos, além de propor novas diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em todos os municípios de Roraima.

Os três dias de debates e mesas redondas serão destinados aos gestores da assistência social, representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e de outras políticas, representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes da sociedade em geral.

Durante a programação serão tratados temas como confinanciamento obrigatório da assistência social, gestão do SUAS e de seus benefícios, serviços, programas, projetos, vigilância social, processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Além da eleição de delegados e definição de propostas, que serão apresentadas na edição nacional do evento.

Conforme a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta a política de assistência social já evoluiu muito, porém o encontro será importante tanto para avaliação do trabalho desenvolvido, como para sugerir novas diretrizes de ações. “O SUAS é o modelo de gestão utilizado em todo país e esse ano completa 8 anos de implantação. Em Roraima os resultados já podem ser percebidos, aqui nós desenvolvemos um trabalho que tem como prioridade a qualidade de vida da nossa população, através dos nossos programas nos tornamos referência para o resto do país”, disse.

SUAS – É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O Suas engloba a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.