OUTUBRO ROSA – ALE-RR promoverá ações de combate ao câncer de mama no estado

749

GetAttachment.aspxCoordenadora do Chame, Marília Pinto fala da importância da realização da campanha no estado

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis) e do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), a Diretoria de Relações Institucionais, e a Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Ação Social, Centro de Apoio às Câmaras (CAC), em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer realizam neste mês a campanha “Outubro Rosa”.

Trata-se de uma ação realizada internacionalmente, cujo nome remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação popular, empresas e entidades voltadas à causa.

Nesta semana, a equipe de coordenação da mobilização esteve reunida para tratar sobre as atividades que serão desenvolvidas durante este mês. “É a primeira vez que a Casa adere a essa campanha. Durante este período estaremos discutindo propostas para que a sociedade participe dessa importante mobilização internacional que é o combate ao câncer de mama, para isso faremos trabalhos de conscientização por meio de palestras com nossos servidores da Casa, bem como a população que comparecer as atividades do Legislativo, e todos os movimentos populares em geral”, explicou Marília, destacando a participação da presidente da Escolegis, deputada Angela Águida (PSC).

A coordenadora do Chame falou ainda da importância de estender as atividades para fora do Poder Legislativo, promovendo ainda uma parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e com o Governo do Estado. “Nossa meta é elaborar uma programação de treinamento intensivo para a comunidade, com trabalhos voltados ao autoexame, com a ajuda de agentes comunitários, técnicos de saúde, entre outros servidores”, comentou a coordenadora falando da importância de poder contar com o apoio da presidente da Liga de Combate ao Câncer, a médica Magnólia Rocha.

A campanha inicia oficialmente na segunda-feira, 14, com uma manhã de acolhimento aos servidores do Legislativo, com entre de um broche cor de rosa, símbolo da mobilização e panfletos informativos a respeito da doença e prevenção.

Já no dia, 21, a ALE-RR realizará um ciclo de palestras que acontecerão no plenário Valério Magalhães e com exposições voltados ao tema da campanha.

 

Secom/ALE-RR/ Foto: Alfredo Maia