A RBPC faz primeira reunião com a 13 ª DPR para definir Ação Integrada Social com foco na comunidade ciganas de Alagoinhas

302

Na manhã desta sexta-feira (16/01), a Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, através do presidente cigano Rogério Ribeiro, dos coordenadores Cigano Sandro Silva, Cigano Diran Alves e a Coordenadora de Cultura, Isa Oliveira, se reuniram via online com a Coordenadora da 13ª Defensoria Pública Regional de Alagoinhas, dra. Daniely Melo Oliveira e a Coordenadora do Núcleo de Igualdade Étnica, dra.  Aléssia Tuxá. A coordenadora estadual da RBPC, Calin Ely Macêdo estava em outra agenda, não participou.

Para o presidente da RBPC, coordenador do Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do Ceará e coordenador do grupo de combate as torturas nas comunidades ciganas, o cigano Rogério Ribeiro “Essa reunião é um passo inicial para definir a ação social Povos Ciganos, estamos estabelecendo, traçando um plano de trabalho para conseguir fazer com que os povos ciganos tenham uma condição de vida melhor. Discutir em conjunto com as pessoas e órgãos competentes as melhores soluções para coibir os abusos, as abordagens e violência policial, a discriminação, racismo institucional e as mortes. Contamos e acreditamos na Defensoria Pública da Bahia” explicou Rogério Ribeiro.

Local da Ação Social Povos Ciganos /Alagoinhas -BA

   A reunião                                              

A reunião também serviu para apresentar a situação atual das comunidades ciganas da Bahia em relação as violações direitas humanas, falta de estrutura nos ranchos, a falta de políticas públicas estadual e nos municípios, além da discussão sobre o dia estadual dos povos ciganos da Bahia quais ações podem ser implementadas para atender a comunidade cigana de Alagoinhas.

Ação social em Alagoinhas

De acordo com a defensora pública Daniely Oliveira, “Atuamos na defesa de direitos individuais ou coletivos de cidadãos em situação de vulnerabilidade.  A pauta cigana é muito importante e com apoio da RBPC trazendo essas informações podermos direcionar os atendimentos. Com relação ao dia dos Povos Ciganos da Bahia, vamos verificar a agenda da (Unidade Móvel de Atendimento) da Defensoria Pública, trazer para o evento, também vamos conversar com a prefeitura de Alagoinhas  solicitar a estrutura” destaca a defensora pública.

A coordenadora do Núcleo de Igualdade Étnica, dra.  Aléssia Tuxá, “Essa reunião de hoje coma RBPC foi para que nós possamos entender as pautas e fazer os ajustes necessários às ações que serão oferecidas para a comunidade cigana de Alagoinhas. Ampliando o acesso à justiça para populações, com atendimento em diversas áreas do direito e projetos sociais, funcionando de forma itinerante” disse Aléssia.

Autor: Da redação ascom/RBPC