Seminários Regionais e Parlamento Jovem levam educação cidadã para o interior do Estado

134

Terceira edição do Seminário Regional das Escolas Legislativas do Estado do Ceará da região Norte.

Duas importantes iniciativas de educação para a cidadania e fortalecimento da democracia promovidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tiveram destaque em 2025:  os Seminários Regionais das Escolas Legislativas do Estado do Ceará e o Parlamento Jovem.

Desenvolvidas por meio de uma parceria entre Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e a Diretoria Legislativa da Alece, os seminários regionais tiveram como foco a qualificação de agentes públicos, educadores e representantes da sociedade civil, além do fortalecimento das câmaras municipais e das escolas legislativas no interior do Estado.

A iniciativa envolveu também o projeto Parlamento Jovem, alcançando estudantes das seis macroregiões visitadas : Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Litoral Norte, Cariri, Sertão Central e Grande Fortaleza.

O programa possibilitou que os jovens conhecessem de perto a rotina do Poder Legislativo, compreendessem como nascem e tramitam as leis e refletissem sobre o papel da participação política na consolidação da democracia. O projeto foi concluído em dezembro, com a posse simbólica dos parlamentares jovens eleitos durante os encontros.

Ao avaliar os resultados da iniciativa no conjunto das ações realizadas pela Unipace em 2025, o presidente da instituição, deputado Simão Pedro (PSD), destacou o impacto do Parlamento Jovem Alece na formação cidadã da juventude cearense.

“O ano de 2025 foi um período de muito trabalho e conquistas que fortaleceram a educação legislativa no Ceará. A Unipace cumpriu o papel de aproximar o Poder Legislativo da sociedade, investindo em formação cidadã e qualificação técnica. Um dos grandes destaques foi o Parlamento Jovem Alece, iniciativa que levou a juventude para dentro do Parlamento Cearense e permitiu que os jovens vivenciassem, na prática, o funcionamento do Legislativo, fortalecendo o senso de cidadania e a responsabilidade social desde cedo”, afirmou.

Seminário Regional das Escolas Legislativa em Limoeiro, com o diretor Carlos Martins (ao centro de paletó). 

Já o diretor Legislativo Carlos Martins avalia como positivas as iniciativas, na medida em que a “Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, sai da sua sede e vai ao encontro das cidades, notadamente das câmaras municipais, com apoio das prefeituras locais, promovendo esse ato de cidadania, levando capacitação e levando assistência para essas cidades, de modo que houve uma participação efetiva em cada um desses seminários”.

SEMINÁRIOS REGIONAIS

Os Seminários Regionais das Escolas Legislativas  atuaram na interiorização da formação cidadã por meio de cursos, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas como gestão pública, educação, saúde, inclusão, sustentabilidade e participação política.

A ação contou com a participação de vereadores de todo o estado, envolveu cerca de 2.159 pessoas, 70 municípios e 29 oportunidades de formação . Foram realizados seis Seminários Regionais das Escolas do Legislativo em seis macro regiões do estado nos municípios de: Limoeiro do Norte, Icó, Granja, Juazeiro do Norte, Banabuiú e Maracanaú.

A 6ª e última edição dos Seminários Regionais das Escolas Legislativas realizado em Maracanaú foi dedicada à Grande Fortaleza. Durante o evento, foram realizadas ações em vários pontos da cidade com uma programação ampla que contemplou três cursos simultâneos, direcionados a profissionais da saúde, da educação e aos participantes do Parlamento Jovem.A diretora acadêmica da Unipace, Sarah Pinto Holanda, explica que foi desenvolvido ainda um curso específico para assessores e vereadores, “reforçando a qualificação e o fortalecimento dos legislativos municipais”.

Um dos cursos oferecidos foi sobre a humanização do ensino. O professor da Unipace, Bruno Oliveira, ministrou o curso “Humanizar para Ensinar”, que discutiu a importância da educação inclusiva, da democratização do acesso ao conhecimento e da construção de práticas pedagógicas mais sensíveis às realidades dos alunos. “É com muita satisfação que realizamos debates em prol de acolher, ensinar e capacitar profissionais que atuam diretamente na formação cidadã, humanizando o processo educativo”, afirma.

PARLAMENTO JOVEM

A diretora acadêmica da Unipace, professora Sarah Pinto de Holanda, explica que os seminários tiveram papel central na estratégia de interiorização da educação legislativa em 2025. “Foi nesse contexto formativo que se inseriram as oficinas do Parlamento Jovem Alece, voltadas a estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas, contribuindo diretamente para o letramento político e para uma compreensão mais próxima do papel do Parlamento na sociedade”, destaca.

Durante o percurso, os alunos participaram de atividades formativas nas próprias escolas, com rodas de conversa, oficinas e projetos voltados à compreensão do funcionamento do Parlamento. A metodologia incluiu o e-book “O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho”, que apresenta momentos históricos do Brasil por meio da literatura e da arte.

A partir desse material, os estudantes produziram trabalhos artísticos, como cordéis, apresentações musicais, vídeos e encenações teatrais, que alimentaram reflexões coletivas sobre direitos, participação social e representação política. Ao final de cada etapa, as turmas elegeram dois representantes para seguir para a fase final do projeto na Assembleia Legislativa.

Autor: Da redação com ascom/ Foto: Júnior Pio