Um espaço virtual vai reunir sugestões de crianças e adolescentes para o documento orientador da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada em Brasília (DF) de terça a quinta-feira (8 a 10). Para incentivar a participação das crianças de Boa Vista, a Prefeitura por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vai mobilizar as escolas municipais Martinha Thury Vieira e Palmira de Castro Machado.
Nessas escolas serão disponibilizados espaços onde as crianças poderão participar da Conferência e opinar sobre as medidas que devem ser adotadas para eliminar o trabalho infantil. “Garantir às crianças e adolescentes os seus direitos é hoje uma das principais prioridades da prefeita Teresa Surita, por isso, as crianças, a família e a escola são incentivadas a participar dessas discussões”, afirmou a secretária municipal de Gestão Social, Tarciana Xavier.
Em maio deste ano, os alunos dessas duas escolas também participaram na Caravana Norte de Combate ao Trabalho Infantil. Para envolver ainda mais as crianças com o tema, a Coordenação do Peti realizará nesta terça-feira (8), às 15h30, uma programação na escola Palmira de Castro Machado, localizada na rua Monte Sinai, nº. 403, bairro Araceli Souto Maior. Haverá apresentação do grupo de capoeira e de uma peça teatral apresentada por criança se adolescentes do programa.
Plataforma – Intitulada “Diálogos sobre o Trabalho Infantil”, a Plataforma Virtual terá cinco salas temáticas, sendo uma dedicada à discussão do Documento Base da Conferência e outras quatro com os eixos: Educação e Formação; Legislação e Implementação; Políticas para o mercado de Trabalho; e Proteção Social. Os interessados poderão participar das salas virtuais e acompanhar a programação acessando: www.childlabourdialogues.org.
Peti – Em Boa Vista, a Prefeitura atende com o programa 1.416 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos. Em horário oposto ao da escola, eles participam de atividades educativas, recreativas, esportivas e culturais, que favorecem o seu desenvolvimento pessoal e social e ajudam também na prevenção às situações de vulnerabilidade social. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, em 12 núcleos implantados em diversos bairros.
Secom: PMBV