Mecaniza+: Deputado José Airton Cirilo participa de entrega de maquinários para apoiar a agricultura familiar.

216

Nesta terça-feira (16/12), o deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE), participou em Brasília, da cerimônia de Mecanização e Modernização da Agricultura Familiar – Entrega de máquinas voltadas ao fortalecimento da produção, à inclusão produtiva e à segurança alimentar, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com a presença do ministro Paulo Teixeira, do presidente da Conab, Eder Preto, e dos diretores Silvio Porto e Lenildo Morais.

De acordo com o deputado José Airton “O objetivo é modernizar e automatizar a produção agrícola de pequenos produtores rurais, a fim de promover a inclusão produtiva e viabilizar a segurança alimentar e nutricional” disse o parlamentar.

Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, o projeto representa um avanço concreto na vida de quem produz alimentos no país.

“Estamos reduzindo o esforço físico e, simbolicamente, aposentando a enxada para mais de 8 mil famílias, que passam a contar com equipamentos adaptados à agricultura familiar. Isso se traduz em uma previsão de aumento de até 30% na produção por lavoura, com mais alimentos, mais abastecimento e mais apoio a quem produz”, afirmou.

Principais Benefícios

  • Aumento da Produtividade e Eficiência: Automação de tarefas, plantio, colheita e beneficiamento mais rápidos e em maior escala.
  • Redução de Custos e Esforço: Menor dependência de mão de obra manual, diminuindo custos operacionais e o trabalho pesado.
  • Melhora da Qualidade de Vida: Torna o trabalho mais digno, atrai jovens para o campo e combate o êxodo rural.
  • Sustentabilidade e Segurança Alimentar: Permite produção de alimentos saudáveis de forma mais eficiente e em maior quantidade, fortalecendo a segurança alimentar.

Entrega

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a entrega de 1272 maquinários agrícolas, visando o fortalecimento e a inclusão produtiva da agricultura familiar. A iniciativa é proveniente do projeto “Mecaniza+: Modernização da Agricultura Familiar” e do Programa Arroz da Gente, e beneficiará cerca de 440 organizações sociais rurais, entre associações e cooperativas, auxiliando mais de 8 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares — aproximadamente 40 mil pessoas, dentre homens, mulheres, jovens e quilombolas.

A ação envolve investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões, recurso proveniente do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN).

Autor: Da redação com informações: Fotos: Divulgação